Primeira fase regional dos Jogos Escolares começa nesta sexta-feira (2) com disputas em 15 municípios e participação de 697 escolas
Tem início nesta sexta-feira (2) a primeira fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), com a participação de 21,3 mil alunos-atletas de 697 escolas de 177 municípios, nas faixas etárias de 12 a 14 e de 15 a 17 anos, em sete modalidades esportivas.
O Paraná dá a largada para a 71ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), considerada uma das maiores competições estudantis do país. A primeira fase regional da disputa começa nesta sexta-feira (2) e segue até o dia 7 de maio, com competições simultâneas em 15 municípios-sede.
Neste início da competição, participam 21.300 estudantes-atletas de 697 escolas de 177 municípios paranaenses, divididos em duas categorias etárias: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Os jovens competem nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Neste início da competição, participam 21.300 estudantes-atletas de 697 escolas de 177 municípios paranaenses,. Foto: SEES
As sedes desta fase são os municípios de Rio Negro, Roncador, Corbélia, Cianorte, Bandeirantes, Boa Esperança do Iguaçu, Rancho Alegre d’Oeste, Teixeira Soares, Ivaiporã, Nova Londrina, Piraí do Sul, Palmital, Palotina, Sengés e Laranjeiras do Sul.
Márcia Tomadon, coordenadora do esporte escolar da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), destaca o crescimento e a relevância do evento: “São 71 anos de jogos, sempre aumentando a participação, o que demonstra a confiança dos professores, alunos e direções das escolas nos Jogos Escolares do Paraná”, afirmou. Ela parabenizou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o secretário Hélio Renato Wirbiski pelo apoio contínuo ao esporte escolar.
A coordenadora também reforçou o calendário das próximas etapas. Em maio, além das regionais, acontece a fase exclusiva de Curitiba, com início previsto para 8 de maio. A fase regional 2 será realizada a partir do dia 16, em outros 16 municípios. Em junho ocorrem as etapas macrorregionais e, entre julho e agosto, as grandes finais acontecerão nas cidades de Foz do Iguaçu e Toledo.
Nesta edição, os JEPS contam com o apoio da Ingá Digital, empresa responsável pela digitalização do sistema de organização e acompanhamento dos jogos. “Está tudo digitalizado, o que melhora a cada dia a excelência dos Jogos Escolares do Paraná”, concluiu Tomadon.
A competição é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação (NREs), Escritórios Regionais do Esporte (EREs), prefeituras municipais e da Federação Paranaense do Desporto Escolar.