Índice de preço de alimentos tem queda no Paraná em dezembro

Levantamento do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) aponta que as seis maiores cidades do Paraná apresentaram redução nos preços de alimentos e bebidas em dezembro de 2022. A informação foi dada a partir da análise da média de preço dos 35 itens alimentícios mais consumidos pelas famílias.

De acordo com o chamado Índice de Preços Regional (IPR), a maior queda do último mês aconteceu em Maringá, onde houve redução média de -0,92% nos preços, seguida por Curitiba (-0,88%), Ponta Grossa (-0,87%), Cascavel (-0,83%), Londrina (-0,28%) e Foz do Iguaçu (-0,20%)

Dentre os 35 itens pesquisados, as principais altas de dezembro no Paraná foram o pernil suíno, de 14,43%, e a maçã, 11,11%. Em sentido oposto, a banana-caturra e a batata-inglesa destacaram-se com as maiores quedas, de 23,65% e 9,61%, respectivamente. Os dados completos do IPR do Estado e de cada uma das seis cidades analisadas estão disponíveis no site do Ipardes.

Os principais itens que puxaram o índice para baixo foram as carnes e laticínios. Também houve uma redução no preço de hortifrútis, como o tomate e a batata-inglesa, que estavam bastante altos no mês anterior.

O resultado de dezembro contribuiu para amenizar a inflação do ano no Paraná, que poderia se aproximar dos 16%, mas fechou em 15,08% no acumulado de 2022. O índice pode ser explicado por uma série de fatores que pressionaram os preços dos alimentos e bebidas entre 2021 e a metade de 2022. No último semestre, a melhora das condições climáticas ajudou a reequilibrar os estoques normais nos mercados, reduzindo a pressão inflacionária.

RESULTADO DO ANO – No acumulado dos 12 meses, o destaque é para alta da maçã (99,46%), cebola (97,10%), batata-inglesa (87,05%), biscoito (36,06%) e maionese (31,16%). Por outro lado, no mesmo período houve redução no custo do molho de tomate (-4,38%), laranja (-3,32%), feijão (-2,54%), linguiça (-2,19%) e no açúcar cristal (-1,56%), o que ajudou a segurar a alta do índice anual.

Lançado em 15 de dezembro de 2022, o IPR utiliza os registros fiscais da Receita Estadual do Paraná. O Ipardes faz uma média de 382 mil registros de notas fiscais eletrônicas ao mês emitidas em 366 estabelecimentos comerciais de diferentes portes localizados nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL LEILOA MAIS DE 500 IMÓVEIS EM 21 ESTADOS INCLUINDO PARANÁ

A Caixa Econômica Federal (CEF) está leiloando mais de 500 imóveis, entre casas, apartamentos e…

3 horas ago

GOVERNO DO PARANÁ ANUNCIA R$ 25,87 MILHÕES PARA POLÍTICAS VOLTADAS À POPULAÇÃO IDOSA

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa…

4 horas ago

PARANÁ REGISTRA INVERNO MAIS QUENTE EM QUASE TRÊS DÉCADAS, APONTA SIMEPAR

O inverno de 2024 foi o mais quente em quase 30 anos de medições realizadas…

4 horas ago

HOMEM É PRESO EM COLOMBO POR RECEPTAÇÃO E ADULTERAÇÃO DE VEÍCULO FURTADO

Um homem de 36 anos foi preso em flagrante em Colombo pelos crimes de receptação…

1 dia ago

ELEIÇÕES 2024: MORADIA É COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL DOS MUNICÍPIOS

Com o primeiro turno das eleições em 6 de outubro, o direito à habitação é…

1 dia ago

SENACON NOTIFICA FABRICANTES DE CELULARES SOBRE APOSTAS PRÉ-INSTALADAS

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou oito fabricantes de smartphones para esclarecer a possível…

1 dia ago