Helder Lazarotto (PSD) foi reeleito neste domingo (06) para um novo mandato à frente da Prefeitura de Colombo, com expressiva votação nas urnas. O atual prefeito obteve 73,45% (79.339) dos votos válidos, derrotando seus adversários, Beti Pavin (MDB), que ficou em segundo lugar com 19,04% (20.571), Sérgio Pinheiro (NOVO) com 5,28% (5.702) e Fernando Sangue Laranja (PT) com 2,23% (2.405).

Helder, que assumiu a prefeitura em um momento marcado pela pandemia de Covid-19, nos primeiros 18 meses de sua gestão, conseguiu realizar importantes obras de infraestrutura e promover o desenvolvimento econômico local, fatores que, segundo analistas políticos, foram cruciais para sua alta aprovação popular e, consequente, vitória eleitoral.

A campanha de Helder Lazarotto já indicava seu favoritismo, nas pesquisas de opinião. Na última, divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisa, em 25 de setembro, o prefeito aparecia com 51,6% das intenções de voto na pesquisa estimulada, onde os eleitores são apresentados aos nomes dos candidatos. Beti Pavin tinha 27,7%, seguida de Sérgio Pinheiro com 5,6%, e Fernando Sangue Laranja com 1,6%. Outros 7,1% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto, enquanto 6,4% não souberam responder.

Outro levantamento, realizado pela Band/IRG e divulgado em 26 de agosto, já mostrava Helder Lazarotto como líder da corrida eleitoral, com 45,8% das intenções de voto, enquanto Beti Pavin registrava 29,8%. Sérgio Pinheiro tinha 10,2%, e Fernando Sangue Laranja apenas 1,5%.

UMA VITÓRIA HISTÓRICA

Helder Lazarotto, atribuiu sua vitória expressiva ao reconhecimento da população pelo trabalho realizado em sua primeira gestão. Com quase 80 mil votos, a maior votação da história do município, Lazarotto agradeceu aos colombenses pela confiança e reforçou o compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento da cidade.

“É o reconhecimento da população de Colombo pelo trabalho realizado nesses três anos e nove meses, mesmo com o ano de pandemia no meio. Conseguimos entregar muita coisa e o povo de Colombo soube reconhecer”, afirmou o prefeito. Ele ressaltou que nunca um candidato, seja a governador, presidente ou prefeito, havia alcançado uma votação tão expressiva na cidade. “Fico muito grato e quero aproveitar para agradecer ao povo de Colombo. Ao mesmo tempo, isso traz uma responsabilidade enorme. Temos que continuar trabalhando duro, avançando e transformando Colombo em uma grande cidade”, disse Lazarotto.

NOVO SECRETARIADO AINDA INDEFINIDO

Questionado sobre a composição do novo secretariado, Lazarotto informou que o assunto ainda não foi discutido, mas que já possui critérios estabelecidos para essa escolha. “Nosso foco estava na eleição até agora. Vamos fazer uma avaliação do quadro político e do desempenho de todos os setores. Muitos secretários devem continuar, outros não, porque, apesar de eu seguir como prefeito, é um novo mandato e um novo momento para a cidade”, explicou.

O prefeito ressaltou que pretende “oxigenar” a equipe, mantendo a meta de continuar transformando Colombo. “Certamente vamos recompor nosso secretariado, trazendo novos ares para a administração”, destacou.

VICE-PREFEITO ELEITO TRAZ EXPERIÊNCIA DO SETOR PRIVADO

O vice-prefeito eleito, Paulo Coradin, também se manifestou após a vitória, destacando sua intenção de aplicar sua experiência como empresário em benefício de Colombo. “Estamos há mais de 30 anos como empresários aqui, e devemos muito ao município. Vamos retribuir isso nesses próximos quatro anos, ao lado do prefeito Helder, que já faz uma bela administração, mas que podemos fortalecer ainda mais”, declarou Coradin.

Lazarotto concluiu seu discurso reafirmando o compromisso de honrar cada um dos quase 80 mil votos que recebeu. “Vou honrar esses votos com muito trabalho, dedicação e amor por nossa cidade”, finalizou o prefeito reeleito.

RENOVAÇÃO NA CÂMARA DE VEREADORES

A Câmara dos Vereadores de Colombo terá, em sua maioria, novos nomes para a próxima legislatura, já que dos 17 atuais parlamentares, apenas sete conseguiram se reeleger.

Confira abaixo a relação dos vereadores eleitos, que poderão tomar posse a partir de 1º de janeiro de 2025:

 

  1. VAGNER DA VIAÇÃO – PP – 1.941 votos
  2. RODRIGO CORADIN – PSD – 1.858 votos
  3. ZÉ ARCIE – PL – 1.828 votos
  4. JOÃO AGROLOMBO – 1.764 votos
  5. PASTOR HELIO FEITOSA – PL – 1.697 votos
  6. RENATO DA FARMÁCIA – PSD – 1.674 votos
  7. TININHO MELLO – PSD – 1.660 votos
  8. SIDINEI CAMPOS – PSD – 1.656 votos
  9. MAICON MARTINS – PP – 1.534 votos
  10. JOEL BUENO – PSD – 1.515 votos
  11. NEY MARCELINO – PODE – 1.497 votos
  12. RATINHO – PSD – 1.487 votos
  13. OSMAIR POSSEBAM – PP – 1.465 votos
  14. ELCIO DO AVIARIO – MDB – 1.347 votos
  15. KIKO – UNIÃO – 1.285 votos
  16. ADEMAR COSTA – UNIÃO – 1.278 votos
  17. BRUNO DIAS – PSB – 1.176 votos

 

 

Atualizado em 08/10/2024, às 09:39

 

Compartilhe nas Redes Sociais: