Segurança

GRUPO TIGRE DA PCPR COMEMORA 34 ANOS EM OPERAÇÕES ANTISSEQUESTRO

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) celebra, nesta quarta-feira (30), o 34º aniversário do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), um dos seus grupos de elite que se destaca em operações antissequestro e situações de alto risco. Desde sua criação, em 1990, o Tigre tem sido fundamental na formação de policiais para missões táticas e na redução dos índices de sequestros no estado.

O grupo foi criado por decreto estadual em resposta ao aumento de sequestros na época. Desde então, não apenas diminuiu a ocorrência desse tipo de crime, mas também ampliou suas atividades em outras áreas da polícia judiciária, consolidando-se como uma referência na segurança pública paranaense.

Neste ano, o Tigre já registrou 22 prisões relacionadas a sequestros e atuou em 11 casos de sequestro ou extorsão, mantendo um índice de 100% na elucidação das ocorrências envolvendo reféns desde sua fundação.

De acordo com o delegado e chefe do Tigre, Thiago Teixeira, a equipe é composta por três grupos distintos, cada um focado em crimes que envolvem reféns. A equipe de negociação é essencial para estabelecer contato com os criminosos, enquanto a equipe de inteligência se encarrega das investigações e do suporte operacional. “Nosso diferencial é a abordagem inovadora e eficiente, sempre priorizando a vida e a segurança das vítimas”, ressalta Teixeira.

Os policiais interessados em integrar o Tigre passam por um rigoroso processo de seleção e capacitação, que inclui treinamento em tiro de precisão, técnicas de infiltração e primeiros socorros. O treinamento é constante e segue padrões de unidades internacionais de resgate de reféns, como SWAT e FBI, garantindo que o grupo se mantenha entre as equipes táticas mais preparadas do Brasil.

Outro aspecto importante do Tigre é a oferta de treinamentos para outras forças de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Federal e Forças Armadas, promovendo a troca de conhecimentos, a integração e a eficiência nas operações entre as instituições.

“O nosso foco principal é localizar vítimas em situações de cativeiro desconhecido e apoiar outras unidades da PCPR em ações de alto risco, além de aprimorar nossas técnicas constantemente. O compromisso do Tigre com a segurança e a eficiência continua firme”, conclui o delegado Thiago Teixeira.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Jornalismo Jornal de Colombo

Recent Posts

SECRETARIA DE SAÚDE DO PARANÁ ALERTA PARA AUMENTO DE DOENÇAS DIARREICAS AGUDAS NO ESTADO

Casos de diarreia aumentam em 2024, com mais de 389 mil registros e 104 surtos…

19 minutos ago

CURITIBA É RECONHECIDA COMO UM DOS 10 MELHORES DESTINOS PARA VISITAR EM 2025

Capital do Paraná é o único destino brasileiro na lista dos 30 melhores da Lonely…

4 horas ago

OPERAÇÃO POLICIAL DESMANTELA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA NO PARANÁ COM BLOQUEIO DE R$ 10 MILHÕES EM BENS

Ação da Polícia Civil mira tráfico de drogas e lavagem de dinheiro com bloqueio de…

9 horas ago

NOVEMBRO AZUL: PALESTRAS REUNIRÃO ESPECIALISTAS PARA PROMOVER A SAÚDE MASCULINA EM COLOMBO

Campanha Novembro Azul convida homens de Colombo para palestras sobre autocuidado e prevenção, com inscrições…

1 dia ago

LUTO NA MÚSICA ROMÂNTICA: MORRE AGNALDO RAYOL AOS 86 ANOS

Cantor e ator, Agnaldo Rayol marcou gerações com sua voz potente e clássicos da música…

1 dia ago

CORRIDA MOVIMENTA COLOMBO: ESPORTE E SOLIDARIEDADE NO PARQUE LINEAR DO PALMITAL

Evento esportivo une saúde, bem-estar e solidariedade com inscrições solidárias e doações para instituições beneficentes…

1 dia ago