Categories: Estadual

Governo vai ampliar mutirões contra a dengue

O Governo do Paraná decidiu ampliar o número de forças-tarefas contra a dengue. Após o sucesso das iniciativas em Nova Cantu, Quinta do Sol, ambos na Região Centro-Oeste, e Florestópolis, no Norte, cidades em situação de epidemia que conseguiram reduzir drasticamente a incidência de casos da doença, o Comitê Intersetorial de Controle da Dengue vai criar um cronograma de mutirões pelo Estado.

O próximo “arrastão” contra o mosquito Aedes aegypti, com início ainda nesta semana, será em Santa Isabel do Ivaí, no Noroeste. A cidade apresentou 120 novos casos confirmados da doença apenas na última semana, de acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira (21) pela Secretaria de Estado da Saúde. O informe aponta também que a incidência de dengue no município é de 7.555 casos por 100 mil habitantes – uma cidade passa a ser considerada em epidemia a partir de 300 casos por 100 mil habitantes.

Os números e a nova estratégia de combate foram apresentados nesta terça-feira (21) durante reunião do secretariado com o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “O mosquito ficou mais resistente. Não podemos parar. Seguimos pedindo para a população colaborar com a limpeza dos quintais, terrenos, evitando sempre a água parada”, afirmou o governador. “O Estado está em alerta, buscando alternativas e formas para evitar a proliferação da dengue”, completou.

Floraí, Uniflor, Paranavaí, Colorado e Guaíra também são considerados municípios críticos, em estado de epidemia, que devem receber a intervenção mecânica com arrastão técnico por parte do Estado, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “A diminuição é expressiva após os mutirões. Queremos atingir todas as cidades que estão no auge da epidemia”, ressaltou.

O secretário reforçou que 59% dos casos confirmados no Paraná são do sorotipo 2, considerado mais resistente. “Isso mexeu com a imunidade do paranaense, que não estava preparado. Por isso a necessidade de informar, dialogar e trabalhar com conjunto com a população. Sempre com transparência nos números e ações”, disse

Foto – Divulgação/AEN

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

GOVERNO LANÇA PLANO NACIONAL DE IGUALDADE SALARIAL ENTRE MULHERES E HOMENS

O Governo brasileiro, por meio dos Ministérios das Mulheres e do Trabalho e Emprego (MTE),…

8 minutos ago

SANEPAR ENSINA A FAZER SABÃO PARA COMBATER ÓLEO NA REDE DE ESGOTO

Desde 2018, centenas de pessoas no Paraná participam das oficinas de sabão vegetal da Sanepar.…

31 minutos ago

UMA NOVA ERA NO TURISMO DO PARANÁ COM ATRAÇÕES INOVADORAS E INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS

O turismo no Paraná passa por uma renovação. Ações públicas e privadas estão transformando o…

33 minutos ago

PARANÁ DESTACA-SE COMO 3º MAIOR CADASTRO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA DO BRASIL

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), vinculado à Secretaria de Estado da…

39 minutos ago

FORÇA-TAREFA DE VACINAÇÃO NAS ESCOLAS APLICA 292,6 MIL DOSES NO PARANÁ

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) os resultados da força-tarefa de vacinação nas escolas…

41 minutos ago

CRESCIMENTO DA ECONOMIA E MEDIDAS FISCAIS IMPULSIONAM ARRECADAÇÃO FEDERAL

A arrecadação federal apresentou um desempenho histórico em agosto, com receitas de R$ 201,6 bilhões,…

45 minutos ago