Foi iniciado nesta segunda-feira, 13, pela Secretaria de Estado da Saúde, o envio de mais 530 mil equipamentos de proteção individual (EPI’s) para as 22 Regionais de Saúde do Paraná. Os materiais incluem máscaras, luvas, toucas, aventais, óculos de proteção e álcool em gel. “Essa é a segunda remessa seguida, em caráter emergencial, adquirida pela Sesa e enviada às regionais para abastecer os municípios no atendimento dos serviços de saúde em meio à pandemia do coronavírus”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
O fornecimento de EPI’s chegou a ser um problema no país, mas segundo as autoridades, não é uma preocupação momentânea. “Enviamos os equipamentos de proteção para diminuir ao máximo o risco de contaminação entre as pessoas. Nossa preocupação neste momento é dar segurança aos nossos profissionais de saúde que estão na linha de frente e também à população, que posteriormente será atendida por estes profissionais, evitando que sejam infectados”, completou o secretário.
Dentre os itens enviados para as regionais, também estão respiradores, móveis e equipamentos, que foram encaminhados aos hospitais de Guarapuava, Umuarama e Campo Mourão, além dos hospitais universitários de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. “Precisamos dar suporte aos nossos hospitais para oferecermos um serviço de qualidade, visando sempre a preservação da vida dos pacientes que procuram pelo atendimento de saúde no Estado”, afirmou Beto Preto.
Novos leitos
Uma das estratégias do Governo do Estado para o combate a Covid-19 é a ampliação do número de leitos no sistema de Saúde. Para isso, o Governo adquiriu recentemente 50 ventiladores, 50 desfibriladores e 60 monitores multiparamétricos para hospitais que passam a disponibilizar leitos exclusivos para atendimento da doença. A previsão inicial era de mais 317 leitos de UTI adulto e 731 de enfermaria. Atualmente, segundo dados oficiais, são 425 leitos de UTI adulto e 1.110 leitos de enfermaria disponíveis para atendimento exclusivo de pacientes suspeitos ou confirmados com coronavírus. Este número pode chegar, em caso de necessidade, a até 1.061 leitos de UTI adulto e 2.586 leitos de enfermaria. Também estão sendo antecipadas as obras dos hospitais regionais de Guarapuava e Ivaiporã, que seriam finalizadas em dezembro, para atendimento de pacientes vítimas da pandemia. Nos próximos dias, o Hospital Regional de Telêmaco Borba será aberto. Somando as três unidades, serão 82 leitos adicionais de UTI e 250 de enfermaria disponíveis à população. “Nossa estratégia é colocar para rodar aquilo que estava parado, como é o caso do hospital de Telêmaco Borba, e antecipar as obras de Guarapuava e Ivaiporã. São leitos adicionais que vão nos auxiliar neste momento da pandemia”, destacou Beto Preto.