Os Jogos Olímpicos de Paris chegaram ao fim neste domingo (11), e os Estados Unidos mais uma vez reafirmaram sua hegemonia. Pelo 19º vez na história e pela quarta edição consecutiva, os EUA terminaram em primeiro lugar no quadro de medalhas. Assim como ocorreu em Tóquio 2020, os americanos ultrapassaram a China apenas no último dia das competições.
Embora os EUA já liderassem o total de medalhas, a disputa pelo primeiro lugar em número de ouros foi acirrada. O título da seleção feminina de basquete, conquistado neste domingo, empatou os dois países em número de ouros, mas os americanos assumiram a liderança geral devido ao maior número de medalhas conquistadas. No final, os Estados Unidos encerraram os Jogos com 40 ouros, 44 pratas e 42 bronzes, totalizando 125 medalhas. A China, por sua vez, também conquistou 40 ouros, mas com 27 pratas e 24 bronzes, somando 91 medalhas.
A vitória da seleção feminina de basquete dos EUA foi decisiva e dramática. Em uma partida apertada contra a França, as americanas venceram por 66 a 67, garantindo o ouro e selando a liderança no quadro de medalhas nos segundos finais do jogo.
Este é apenas a quarta vez na história das Olimpíadas que a liderança do quadro de medalhas foi decidida por uma diferença mínima. Em Tóquio 2020, os EUA superaram a China por apenas um ouro, somando 39 títulos. A última vez que um cenário similar ocorreu foi em 1912, quando os americanos superaram a Suécia.
Desde Pequim 2008, quando a China conquistou 48 ouros contra 36 dos EUA, os americanos têm mantido a liderança no quadro de ouros em todas as edições dos Jogos. Em termos de total de medalhas, os Estados Unidos não são superados desde Barcelona 1992, quando a Comunidade dos Estados Independentes, formada por ex-repúblicas soviéticas, somou 112 medalhas, contra 108 dos americanos.
Resultados do Brasil
O Brasil encerrou sua participação nos Jogos de Paris na 20ª posição do quadro de medalhas, com um total de 20 pódios: três ouros, sete pratas e dez bronzes.