Está acontecendo em Colombo, de 2 a 5 de setembro, a Semana da Pátria. O evento, que tem como objetivo promover o civismo, inclui uma série de desfiles cívicos que envolvem centenas de estudantes de CMEIs, escolas e colégios, distribuídos em quatro bairros ao longo dos quatro dias: Sede, Osasco, Guaraituba e Maracanã.
A secretária de Cultura, Marinei Vidolin, destacou a importância dos desfiles cívicos, que foram retomados há três anos. “Costumo brincar que são memórias que a gente guarda para a vida inteira. Dificilmente algum adulto da nossa época não tem uma memória afetiva com os desfiles cívicos. Este ano, ampliamos a participação para 25 escolas, com mais de 3 mil estudantes envolvidos,” disse Vidolin. Ela também mencionou a presença da FAMCOL, a Fanfarra Municipal de Colombo, que já conta com núcleos em quatro escolas, envolvendo quase mil crianças em atividades extracurriculares.
Participação do Prefeito
O prefeito Helder Lazarotto participou do evento na manhã desta quarta-feira (4), em Guaraituba. Ele destacou o valor do civismo na formação das crianças. “É fundamental trabalhar o civismo com nossos jovens. É algo que foi se perdendo ao longo do tempo e precisamos resgatar o amor pela nossa cidade, nosso estado e nosso país. Esses momentos cívicos ajudam a fortalecer esse espírito, que é crucial para a sociedade,” afirmou Helder.
Destaque nas comemorações
O Colégio Cívico-Militar Vinícius de Moraes, de Colombo-PR, foi o grande destaque nas celebrações da Independência do Brasil no município. A instituição participou do desfile cívico-militar em homenagem à Semana da Pátria, com o pelotão comandado pelo sargento Andrade, cabo Ivan e monitores militares do colégio.
Demonstrando seu compromisso com a inclusão, o colégio trouxe para o desfile a participação de uma aluna com deficiência visual, além de alunos venezuelanos, que carregaram a bandeira do Brasil, reforçando o caráter acolhedor da nação. O evento reforçou os valores de independência e liberdade, em consonância com o lema nacional: “Ordem e Progresso”.
A direção do Colégio Cívico-Militar Vinícius de Moraes é composta pelo diretor-geral, Cloveis Soldani Maciel, e o diretor auxiliar, Jefferson Marques Landal.
Imagens: Rogério Duarte / Edição: Dionatan Rodrigues
Fotos da galeria: Rogério Duarte