Faltando pouco mais de 20 dias para as eleições municipais de 2024, o Brasil se prepara para mais uma grande festa da democracia. No próximo dia 6 de outubro, eleitores de todo o país irão às urnas para escolher seus representantes no executivo e legislativo municipais. Em Colombo, cerca de 161.655 eleitores estão distribuídos em 485 seções eleitorais. A Câmara Municipal, que conta com 17 cadeiras, está sendo disputada por 297 candidatos a vereador. Já no executivo, quatro candidatos concorrem ao cargo de prefeito.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) tem adotado uma série de medidas para garantir a segurança e transparência do pleito. Entre os principais esforços estão a logística, a segurança, o treinamento de mesários e ações de combate à desinformação.
Preparativos para as eleições
Treinamentos intensivos foram realizados para capacitar os mesários e colaboradores que atuarão no dia das eleições. Esses treinamentos visam garantir que o processo eleitoral transcorra com fluidez e segurança, além de preparar os mesários para orientar eleitores, resolver dúvidas e operar as urnas eletrônicas corretamente.
Os Cartórios Eleitorais de Colombo irão se reunir com a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Municipal, a fim de alinhar os procedimentos e competências a serem realizados, especialmente na véspera e no dia da eleição.
Equipes de fiscalização estarão ativas em todo o estado para coibir crimes eleitorais, como a compra de votos e o uso irregular de propaganda eleitoral. Essas equipes também monitorarão o cumprimento das regras eleitorais, garantindo que o processo seja justo e transparente.
Acessibilidade
Para garantir a acessibilidade, foram feitas vistorias nos locais de votação, as quais resultaram em um Relatório de Acessibilidade que foi encaminhado ao Ministério Público Eleitoral, à Prefeitura Municipal de Colombo e à Secretaria de Educação do Paraná, para que cada órgão adotasse as medidas cabíveis.
Também, é feita a nomeação de um Coordenador de Acessibilidade por local de votação, sendo o responsável pela verificação das condições do local de votação, na véspera da eleição, e prestando atendimento às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no dia do pleito.
Orientações importantes
No dia 6 de outubro, os eleitores de Colombo devem estar atentos às informações sobre o horário de funcionamento das seções eleitorais, os documentos necessários para votar e as restrições vigentes nos locais de votação. Confira os principais pontos:
As seções eleitorais estarão abertas das 8h às 17h. Eleitores que chegarem à fila até as 17h poderão votar, mesmo que o processo se estenda além desse horário.
Para votar, são aceitos como documentos oficiais: carteira de identidade (RG) ou identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o e-Título, se a biometria tiver sido coletada.
Não é permitido no local de votação propaganda eleitoral ostensiva, boca de urna, aglomeração, uso de celulares, câmeras e outros dispositivos eletrônicos, bebidas alcoólicas.
Evento reúne autoridades, empresários e comunidade para debater ações e fortalecer vínculos em prol da…
Loja de tintas em Guaraituba realiza evento especial para agradecer clientes e parceiros pela parceria…
Evento destaca valores nacionais, promove reflexão sobre a identidade brasileira e celebra conquistas educacionais do…
Projeto une criatividade, reciclagem e inclusão com a participação de alunos especiais. A decoração…
Evento será realizado no dia 8 de dezembro, com programação para toda a família e…