Destaque

Especialistas em cavernas realizam visita técnica na Gruta do Bacaetava

Redação com PMC

Começou oficialmente nesta quarta-feira (26), em Curitiba, o 37° Congresso Brasileiro de Espeleologia. Até sábado (29), o evento vai contar com visitas técnicas, palestras, minicursos, imersões em diversas áreas, além das exposições já em andamento com o tema “EspeloArte”, que ocorrem em diversos locais da capital paranaense.

Uma das visitas técnicas foi realizada em Colombo, na manhã da terça-feira (25), no Parque Municipal Gruta do Bacaetava. Os especialistas Savério Ronchi Junior e Paulo Rodrigo Simões, que integram o Grupo de Estudo Espeleológicos do Paraná (GEEP Açungui), lideraram o grupo que também foi composto por espeleólogos de várias regiões do país.

BACAETAVA – Ponto turístico mais visitado de Colombo, o Parque Municipal Gruta do Bacaetava completou 23 anos no último mês de maio. A gruta foi descoberta entre o final do século XIX e início do século XX, durante a Segunda Guerra Mundial, e foi refugio de descendentes italianos que fugiam de perseguições e do alistamento.

Ela foi formada pela ação do Rio Bacaetava, que ainda corre pelo seu interior, ao longo de 600 milhões de anos, e foi uma das primeiras cavernas a serem mapeadas no Paraná, com seu primeiro levantamento publicado em 1965. Pessoas interessadas em visitar o local devem realizar agendamento através do whatsapp (41) 98861-8336.

CONGRESSO – Em 36 edições do Congresso Brasileiro de Espeleologia, apenas duas vezes o evento foi sediado na região Sul do Brasil: em 1991, em Curitiba, e em 2011, em Ponta Grossa. A opção por Curitiba para sediar a edição deste ano foi estratégica. Por mais que a cidade não seja reconhecida por sua geodiversidade, ela possui ótima infraestrutura para eventos, além de ser bastante acessível tanto por via terrestre como por via aérea.

A proximidade de regiões com significativo patrimônio espeleológico é outro fator relevante, principalmente por permitir um leque variado de opções de tipos de cavernas em diferentes litologias, desde as clássicas cavernas em rochas carbonáticas até cavidades em rochas areníticas e graníticas.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

HOMEM É PRESO EM COLOMBO POR RECEPTAÇÃO E ADULTERAÇÃO DE VEÍCULO FURTADO

Um homem de 36 anos foi preso em flagrante em Colombo pelos crimes de receptação…

9 horas ago

ELEIÇÕES 2024: MORADIA É COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL DOS MUNICÍPIOS

Com o primeiro turno das eleições em 6 de outubro, o direito à habitação é…

11 horas ago

SENACON NOTIFICA FABRICANTES DE CELULARES SOBRE APOSTAS PRÉ-INSTALADAS

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou oito fabricantes de smartphones para esclarecer a possível…

11 horas ago

GOVERNO LANÇA PLANO NACIONAL DE IGUALDADE SALARIAL ENTRE MULHERES E HOMENS

O Governo brasileiro, por meio dos Ministérios das Mulheres e do Trabalho e Emprego (MTE),…

11 horas ago

SANEPAR ENSINA A FAZER SABÃO PARA COMBATER ÓLEO NA REDE DE ESGOTO

Desde 2018, centenas de pessoas no Paraná participam das oficinas de sabão vegetal da Sanepar.…

12 horas ago

UMA NOVA ERA NO TURISMO DO PARANÁ COM ATRAÇÕES INOVADORAS E INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS

O turismo no Paraná passa por uma renovação. Ações públicas e privadas estão transformando o…

12 horas ago