Redação com PMC

Começou oficialmente nesta quarta-feira (26), em Curitiba, o 37° Congresso Brasileiro de Espeleologia. Até sábado (29), o evento vai contar com visitas técnicas, palestras, minicursos, imersões em diversas áreas, além das exposições já em andamento com o tema “EspeloArte”, que ocorrem em diversos locais da capital paranaense.

Uma das visitas técnicas foi realizada em Colombo, na manhã da terça-feira (25), no Parque Municipal Gruta do Bacaetava. Os especialistas Savério Ronchi Junior e Paulo Rodrigo Simões, que integram o Grupo de Estudo Espeleológicos do Paraná (GEEP Açungui), lideraram o grupo que também foi composto por espeleólogos de várias regiões do país.

BACAETAVA – Ponto turístico mais visitado de Colombo, o Parque Municipal Gruta do Bacaetava completou 23 anos no último mês de maio. A gruta foi descoberta entre o final do século XIX e início do século XX, durante a Segunda Guerra Mundial, e foi refugio de descendentes italianos que fugiam de perseguições e do alistamento.

Ela foi formada pela ação do Rio Bacaetava, que ainda corre pelo seu interior, ao longo de 600 milhões de anos, e foi uma das primeiras cavernas a serem mapeadas no Paraná, com seu primeiro levantamento publicado em 1965. Pessoas interessadas em visitar o local devem realizar agendamento através do whatsapp (41) 98861-8336.

CONGRESSO – Em 36 edições do Congresso Brasileiro de Espeleologia, apenas duas vezes o evento foi sediado na região Sul do Brasil: em 1991, em Curitiba, e em 2011, em Ponta Grossa. A opção por Curitiba para sediar a edição deste ano foi estratégica. Por mais que a cidade não seja reconhecida por sua geodiversidade, ela possui ótima infraestrutura para eventos, além de ser bastante acessível tanto por via terrestre como por via aérea.

A proximidade de regiões com significativo patrimônio espeleológico é outro fator relevante, principalmente por permitir um leque variado de opções de tipos de cavernas em diferentes litologias, desde as clássicas cavernas em rochas carbonáticas até cavidades em rochas areníticas e graníticas.

Compartilhe nas Redes Sociais: