Brasil

ENADE 2024: LOCAIS DE PROVA DISPONÍVEIS E NOVIDADES NA AVALIAÇÃO DE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Estudantes devem acessar o Cartão de Confirmação após preencherem o Questionário do Estudante. Exame terá avaliação prática e teórica para licenciaturas.

 

Os estudantes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 já podem consultar o local de aplicação da prova, marcada para o dia 24 de novembro. Para visualizar o Cartão de Confirmação de Inscrição no Sistema Enade, os inscritos precisam ter concluído o Questionário do Estudante, que coleta dados socioeconômicos dos avaliados e é requisito obrigatório para acessar o cartão.

O Cartão de Confirmação traz informações essenciais como local e horário da prova, documentos de identificação obrigatórios e orientações sobre atendimentos especializados, caso tenham sido solicitados. 

O Enade, conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é aplicado em ciclos trienais e avalia o desempenho de estudantes em fase de conclusão da graduação. Em 2024, o exame traz uma novidade importante: será voltado exclusivamente para estudantes de cursos de formação de professores. A partir desta edição, as licenciaturas passam a ser avaliadas anualmente, com foco específico em cursos destinados à docência.

Além da tradicional prova teórica, o Enade 2024 incluirá uma avaliação prática voltada para estudantes de licenciatura, com o objetivo de aperfeiçoar os processos de avaliação e fornecer uma análise mais abrangente da formação docente no Brasil. Com isso, o exame agora abrange duas modalidades de avaliação, prática e teórica, com cronogramas definidos para cada uma.

A edição de 2024 avaliará licenciaturas em 17 áreas: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês), letras (português), letras (português e espanhol), letras (português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.

O Enade é obrigatório para alunos de cursos selecionados, e a conclusão do exame é registrada no histórico escolar, certificando a regularidade do estudante com a avaliação do curso. Segundo o Inep, a introdução da prova prática pretende oferecer evidências mais consistentes sobre a qualidade da formação dos futuros docentes, atendendo à necessidade de fortalecer a educação no Brasil.

 

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe nas Redes Sociais:
Jornalismo Jornal de Colombo

Recent Posts

SEMINÁRIO APRESENTA PROJETO PARA PRESERVAÇÃO DA BACIA DO RIO PALMITAL E PROTEÇÃO AMBIENTAL EM COLOMBO

Evento reuniu autoridades, sociedade civil e parceiros para discutir ações de conservação e segurança ambiental…

11 horas ago

MERENDEIRAS DO PARANÁ DISPUTAM PRÊMIO MELHOR MERENDA ESCOLAR EM CONCURSO ESTADUAL

Iniciativa da Seed-PR e Fundepar valoriza receitas criativas e sustentáveis de merendeiras em todo o…

1 dia ago

GOVERNO DO PARANÁ LANÇA ATUALIZAÇÃO DE CNH POR CELULAR COM APOIO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Parceria com Google oferece nova solução de atualização de CNH e promete modernizar serviços públicos…

1 dia ago

PROPOSTA PELO FIM DA ESCALA 6X1 GANHA APOIO POPULAR E POLÍTICO

Com apoio de 1,3 milhão de assinaturas, proposta pela escala 4x3 busca garantir mais tempo…

1 dia ago

PRESO HÁ 10 DIAS, TÉCNICO DE ENFERMAGEM É INDICIADO POR ESTUPRO E OUTROS CRIMES EM CURITIBA

Polícia Civil do Paraná conclui inquérito e encaminha caso ao Ministério Público após identificar sete…

1 dia ago

MORTE DE DELATOR DO PCC REVELA DETALHES DE POSSÍVEL EXECUÇÃO ORQUESTRADA EM GUARULHOS

Empresário investigado é executado em plena luz do dia no Aeroporto de Guarulhos; facção criminosa…

2 dias ago