Categories: DestaqueLocal

Empresários e comerciantes protestam contra lockdown em Colombo; prefeito defende medida

Na tarde desta terça-feira, 2, um grupo de empresários e comerciantes realizou uma carreata pelas ruas de Colombo em protesto à suspensão de atividades não essenciais, decretada pelo Governo do Estado e seguida na íntegra pela Prefeitura Municipal.

O grupo, formado por aproximadamente trinta veículos, saiu do Alto Maracanã e prosseguiu até o Centro da cidade, fazendo paradas na Câmara Municipal de Colombo e na sede da Prefeitura. “A nossa reivindicação é que nós possamos voltar a trabalhar. Somos contra o lockdown, novamente fechando algumas categorias no comércio. Tem algumas categorias que estão sendo muito penalizadas. Hoje estamos pagando um preço por algo que não é a gente que é o principal transmissor. Temos os ônibus aí, a eleição que não deveria ter acontecido, já que a política estava tão preocupada”, protestou o comerciante Thiago Stocloska, um dos organizadores da carreata, que também contou com a presença do ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Thiago de Jesus.

Diante da quantidade de mortes causadas pela Covid-19 e da quantidade de leitos ocupados, o comerciante justificou que outras medidas poderiam ser executadas em prol da economia, já que há a impossibilidade do funcionamento. “A gente acredita que o poder público poderia ajudar a gente principalmente com alguma isenção. A luz e água, por exemplo, vários comerciantes tiveram cortados. O IPTU chegou, o IPVA dos nossos carros. Acho que a principal questão seria congelar ou aumentar o parcelamento desses impostos ou jogar para o próximo ano até a pandemia acabar”, disse.

Pronunciamento

Na noite desta terça-feira, o prefeito Helder Lazarotto publicou um vídeo em que defende as medidas restritivas decretadas, destacando o aumento exponencial de ocupação de leitos, citando que, das centenas de pessoas que aguardam leitos de enfermaria ou de UTI para serem internados, 14 são de pacientes de Colombo. “Neste momento, 699 pessoas aguardam vagas para serem internados só no Estado do Paraná. O número de contaminados está aumentando nas últimas semanas de tal forma, que o sistema de saúde pode entrar em colapso a qualquer momento”, destacou o prefeito.

Em seguida, Helder lembrou a situação ocorrida em Manaus, no Amazonas. “A gente ouvia falar até alguns dias atrás, lá da questão do Amazonas, da falta de oxigênio. Ontem, em alguns municípios do Paraná já faltou oxigênio. Faltou pelo seguinte: as usinas que produzem o oxigenio já estão em sua capacidade máxima de produção e não conseguem mais atender a demanda”, disse.

Confira o pronunciamento do prefeito Helder Lazarotto na íntegra:

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

View Comments

  • Parabéns tratamos essa pandemia com grande responsabilidade. Mas após 1 ano de pandemia nosso prefeito não se preocupou em fazer hospital de campanha. Agora com suas atitudes estamos vendo morrer lentamente o comercio de Colombo tanto sendo ele formal ou informal não aguentamos mais. Parabéns

  • Verdade engraçado né q na eleição tava controlado né agora nós trabalhadores estamos em casa sabe porque isso acontece porque o deles tá ganho ou seja eles querem acabar com a economia doBrasil

  • Tudo vinha transcorrendo normalmente com tudo funcionando,a coisa pegou com as festas de final de ano e aglomerações no carnaval,não vejo motivo,para agora,fechar o comércio bares e similares,sendo que todos sabem que não está aí o epicentro.

  • Durante a campanha do prefeito Helder lazarotto ele foi na minha barbearia entrou com mais pessoas e o salão já estava quase cheio ele mesmo teve que tirar a máscara para conversar conosco disse que seria tudo diferente que ajudaria os comerciantes pouco tempo depois de ele ter ganha as eleições já foi decretado Lock down e agora novamente quero saber como vou fazer para pagar as minhas contas prestação de carro 2 cartões de crédito conta de água e luz todas as coisas essenciais.

  • Pra mim lookdow e parar tudo,tudo mesmo,minha loja tá fechada porq me notificaram,mas a loja do vizinho que não é essêncial tá aberta porq é assim?
    Para tudo,tudo mesmo então.
    Levando em conta que na nossa loja não tem muito fluxo de pessoas ou seja não tem propagação do vírus,e por incrível que parece eles estavam respeitando,quando chegava e tinha gente eles não entravam e ficava esperando lá fora.no mercado vai lá dar uma olhadinha então não é justo.

Recent Posts

ELEIÇÕES 2024: MORADIA É COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL DOS MUNICÍPIOS

Com o primeiro turno das eleições em 6 de outubro, o direito à habitação é…

1 hora ago

SENACON NOTIFICA FABRICANTES DE CELULARES SOBRE APOSTAS PRÉ-INSTALADAS

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou oito fabricantes de smartphones para esclarecer a possível…

1 hora ago

GOVERNO LANÇA PLANO NACIONAL DE IGUALDADE SALARIAL ENTRE MULHERES E HOMENS

O Governo brasileiro, por meio dos Ministérios das Mulheres e do Trabalho e Emprego (MTE),…

2 horas ago

SANEPAR ENSINA A FAZER SABÃO PARA COMBATER ÓLEO NA REDE DE ESGOTO

Desde 2018, centenas de pessoas no Paraná participam das oficinas de sabão vegetal da Sanepar.…

2 horas ago

UMA NOVA ERA NO TURISMO DO PARANÁ COM ATRAÇÕES INOVADORAS E INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS

O turismo no Paraná passa por uma renovação. Ações públicas e privadas estão transformando o…

2 horas ago

PARANÁ DESTACA-SE COMO 3º MAIOR CADASTRO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA DO BRASIL

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), vinculado à Secretaria de Estado da…

2 horas ago