A rede estadual de ensino do Paraná tem dado prioridade à capacitação de novos profissionais para oferecer suporte emocional nas escolas, especialmente durante o Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. Desde 2022, com o lançamento do programa Escola Escuta, o Estado investe na formação de professores e pedagogos para promover acolhimento social e emocional, reforçando a importância da escuta e do diálogo.
Em 2024, mais 1.630 profissionais serão capacitados pelo curso “Escola Escuta: Primeiros Cuidados Socioemocionais”, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) em parceria com a Unesco. O programa já conta com 3.831 educadores capacitados atuando como referências emocionais nas escolas, criando um ambiente mais seguro e acolhedor.
Os profissionais que participam do Escola Escuta são indicados pelos diretores das escolas e, por estarem familiarizados com a realidade dos alunos, proporcionam maior conforto para o diálogo. “Escolhemos profissionais já atuantes nas escolas, pois isso facilita a relação de confiança com os estudantes”, explica o secretário de Educação, Roni Miranda.
O curso, em sua terceira edição, terá início em 16 de setembro, com módulos voltados à saúde mental, autoconhecimento, empatia e autocuidado. A capacitação será realizada online via plataforma EaD Seed-PR e será concluída em outubro.