Categories: Regional

Dúvidas por sintomas respiratórios dobram número de teleatendimentos em uma semana em Curitiba

De acordo com dados da Prefeitura de Curitiba, a Central de Teleatendimento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) houve um aumento expressivo no número de atendimentos relacionados a sintomas respiratórios. A Central, inclusive, passou a dar prioridade aos atendimentos de usuários com quadros respiratórios.

Entre os dias 16 e 23 de novembro, a média diária de ligações relacionada ao coronavírus, comparada à primeira quinzena de novembro, subiu de 83 para 173. A Prefeitura de Curitiba orienta as pessoas que apresentem sintomas de Covid-19 a ligarem para 3350-9000. “Quem precisa ligar para a central é o usuário do SUS curitibano com suspeita de contágio de covid-19”, explicou o coordenador geral do serviço, Mario Gilberto Nunes. 

A central faz o encaminhamento para teleconsulta médica, emite a declaração de isolamento social e agenda o RT-PCR (teste que detecta o vírus SARS-CoV-2 na fase aguda da doença). O objetivo é dar agilidade ao atendimento, considerando as queixas clínicas do usuário. “Desta forma o cidadão vai ao lugar certo e no momento certo, tornando o atendimento mais ágil e eficiente”, explica Nunes.

Colombo

No município de Colombo também há o serviço de teleatendimento, voltado para pacientes com sintomas respiratórios. O paciente que estiver com sintomas da Covid-19 (febre alta, tosse e falta de ar) pode mandar mensagem de texto ou realizar uma vídeo chamada no WhatsApp (41 99827-5894). Este serviço foi implementados em meados do mês de maio.

Número de casos

O número de casos confirmados e internações tem aumentado em Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba, assim como o número de mortes, que se aproxima do momento de auge da pandemia do novo coronavírus. 

Em Colombo, segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, o município tem no momento 4.734 casos confirmados. Deste total, são considerados ativos, ou seja, que estão infectados neste momento, 458 casos. Há, no momento, a internação de 7 colombenses. Desde o início da pandemia, 183 colombenses perderam a vida para a Covid-19. Só no mês de novembro foram 22 mortes confirmadas.

 

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

ENCONTRO DISCUTE O BEM-ESTAR DE PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA EM EVENTO GRATUITO

No dia 16 de outubro, das 18h às 22h, o Castello Realle, em Colombo (PR),…

8 horas ago

COLOMBO RECEBE ESPETÁCULO “HISTÓRIAS ELETRIZANTES” PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

No dia 10 de outubro, alunos da rede municipal de ensino de Colombo terão a…

9 horas ago

COLOMBO CELEBRA O DIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO COM PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA ESPECIAL NO FERIADO MUNICIPAL

Fiéis de Colombo, se reuniram nesta segunda-feira (7) para celebrar o Dia de Nossa Senhora…

2 dias ago

HELDER LAZAROTTO É REELEITO PREFEITO DE COLOMBO COM 73,45% DOS VOTOS

Helder Lazarotto (PSD) foi reeleito neste domingo (06) para um novo mandato à frente da…

2 dias ago

PREFEITURA ABRE CADASTRAMENTO PARA ENSINO PRÉ-ESCOLAR DE 2025

Começou nessa sexta-feira (04) e vai até 25 de outubro, o cadastramento para o ensino…

4 dias ago

PCPR INVESTIGA ACIDENTE E BRIGA NO TRÂNSITO QUE ACABOU EM MORTE EM COLOMBO

A Polícia Civil de Colombo investiga a morte de um homem de 54 registrada no…

4 dias ago