Primeira edição do programa acontece na Rua Emiliano Perneta, que ficará fechada para carros ao longo dos domingos de março.
A Rua Emiliano Perneta foi fechada neste domingo (9) para dar início ao programa Domingo no Centro, que traz atividades culturais, lazer, gastronomia e serviços gratuitos aos moradores de Curitiba. A iniciativa, promovida por diversas secretarias municipais, seguirá nos dias 16, 23 e 30 de março, como parte das comemorações pelos 332 anos da cidade.
Com o objetivo de incentivar a ocupação dos espaços públicos e oferecer atrações gratuitas à população, a Prefeitura de Curitiba deu início ao programa Domingo no Centro. Durante quatro domingos de março, a Rua Emiliano Perneta estará bloqueada para o trânsito de veículos no trecho entre a Praça Zacarias e a Rua Visconde de Nácar, transformando-se em um espaço de convivência e diversão para todas as idades.
Na Praça Zacarias, um palco recebeu apresentações culturais e entretenimento, com destaque para a participação da Família Folhas. Os visitantes também tiveram acesso a serviços da Urbs, puderam conhecer a loja #CuritibaSuaLinda e participaram de atividades interativas sobre meio ambiente, incluindo oficinas de composteira, distribuição de mudas de árvores e pintura.
Além da programação cultural, o evento conta com duas feiras – uma gastronômica e outra de artesanato –, food trucks e uma exposição de carros antigos e raros. O público infantil tem à disposição brinquedos inclusivos, cama elástica, xadrez gigante, dominó de espuma e empréstimo de equipamentos esportivos para basquete e tênis de mesa.
Outro destaque são as ações de conscientização sobre dengue, racismo, violência de gênero e diversidade, promovendo informação e inclusão social.
Durante a abertura do evento, o vice-prefeito Eduardo Pimentel também entregou a revitalização do asfalto e das calçadas da Rua Emiliano Perneta. “Queremos que as famílias curitibanas aproveitem a cidade e vivam o Centro de Curitiba. Além disso, aos domingos, temos a meia tarifa de ônibus a R$ 3, incentivando ainda mais o uso dos espaços públicos”, destacou o prefeito.
O Domingo no Centro acontece das 9h às 15h, e todas as atrações são gratuitas.