Entre os serviços essenciais que não foram paralisados pela pandemia do novo coronavírus está o trabalho de coleta do lixo doméstico, realizados diariamente pelos garis. A profissão, por si só, já oferece alguns riscos, mas que podem ser diminuídos se nós, cidadão, fizermos nossa parte através do correto descarte do lixo. Em um momento como o atual, com a possibilidade da transmissão rápida do coronavírus, a atenção na hora de fazer o descarte é essencial, tanto para os pacientes infectados pela Covid-19 quanto para as demais pessoas, que podem estar infectadas de maneira assintomática. 

A Secretaria de Meio Ambiente de Colombo, responsável pela coleta, destaca algumas ações que podem ser realizadas, como acondicionar o resíduo em sacos duplos; fechar e lacrar bem os sacos de lixo, fazer a higienização dos locais de contato, como tampas de lixeira e colocar os sacos de lixo nas lixeiras da parte externa da residência apenas nos dias da coleta. Essas ações também devem ser feitas por pessoas confirmadas com a doença ou suspeitas. Nesse caso, algumas atitudes devem ser adicionadas à programação diária,como utilizar uma lixeira de uso exclusivo da pessoa infectada ou suspeita. “Caso o munícipe que testou positivo ou apresenta os sintomas e queira, de forma anônima, ligar para o Departamento de Limpeza Pública, vamos orientá-lo como descartar corretamente os seus resíduos, seja ele orgânico, rejeito, reciclável ou de saúde a fim de evitar a contaminação dos coletores e do mesmo manter o isolamento social”, explicou o secretário da pasta, Evandro Busato. 

O secretário ainda destacou a garantia de sigilo ao cidadão que entrar em contato ocm a Secretaria e necessita de um atendimento diferenciado. “A principal intenção é manter o direito, a intimidade e a privacidade do cidadão e prestar serviço de limpeza pública com qualidade”, finalizou.

 

Compartilhe nas Redes Sociais: