A partir da próxima segunda-feira, 15, a Sanepar dá início a um novo modelo de rodízio do abastecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana. Agora, serão 60 horas de fornecimento e 36 horas de suspensão. Além disso, os bairros passam a ser divididos em quatro grupos, com cerca de 900 mil de pessoas em cada.
A ampliação do fornecimento de água foi possível graças à evolução do nível das quatro barragens que compõem o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), à economia da população, dentro do programa META20, e às ações da Sanepar que resultaram em 46,6 bilhões de litros de água incorporados ao sistema. Nesta sexta-feira, 12, o nível do SAIC chegou a 60,03%. A última vez que a Sanepar havia registrado um volume na faixa de 60% foi em abril do ano passado.
A companhia alerta que a manutenção do novo modelo de rodízio dependerá do nível de reservação. Segundo Hudson José, diretor de Comunicação e Marketing da Companhia, caso o volume volte a cair, chegando a 50%, o modelo de 36×36, com um dia e meio com água e um dia e meio sem água, será retomado.
Bairros de Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande, Colombo, Curitiba, Pinhais, Piraquara e Quatro Barras que na semana passada foram afetados pelo despejo irregular de resíduos sólidos no sistema Iraí ficam sem rodízio, com abastecimento integral, até quinta-feira, 18.
Nas regiões com sistemas isolados, como as áreas abastecidas pelos poços do Aquífero Karst e pelo Rio Barigui, em Colombo e Almirante Tamandaré, o rodízio permanece no modelo de 36 horas com água e 36 horas sem água. A alteração do rodízio só ocorrerá na área do SAIC.
Como sempre Colombo fica de fora e ninguém faz nada para melhorar a nossa situação.Estamos constantemente se água e pagamos iguais a todos.Não acho justo o que estão fazendo com nosso município.