Nova variante da Ômicron BA.2 tem maior chance de infectar vacinados

Pesquisadores da Instituto Estatal de Serum (SSI), da Univerdade de Copenhague, divulgaram na segunda-feira (31) um estudo que apontou a subvariante da Ômicron (BA.2) como sendo uma cepa relativamente mais contagiosa que a cepa primária (BA.1). O estudo ainda não foi revisado por pares, mas concluiu que os pacientes infectados eram muito mais propensos a infectar outras pessoas.

O levantamento contou com amostras de 8.500 lares dinamarqueses, totalizando 17.945 pessoas analisadas de 20 de dezembro do ano passado a 18 de janeiro deste ano. Em apenas seis semanas, a BA.2 se tornou a cepa dominante no país, superando a BA.1. Outro estudo, dirigido pela Agência de Segurança do Reino Unido (UKHSA), também relatou uma maior taxa de contágio para a BA.2 em comparativo com a BA.1.

CONFIRA: Vacinas pediátricas chegam ao Paraná e começam a ser distribuídas! 

“Atè agora não há evidências suficientes para determinar se a BA.2 causa uma doença mais grave que a BA.1, mas os dados são limitados e a UKHSA contínua investigando. Devemos permanecer vigilantes e tomar as vacinas. Todos devemos nos testar se os sintomas aparecerem”, afirma médica Meera Chand, microbiologista e diretora da UK Health Security Agency.

Segundo os pesquisadores, as vacinas continuam a fornecer proteção contra as linhagens da Ômicron, principalmente nos quadros clínicos mais graves. Porém, o estudo dinamarquês mostrou que a taxa de transmissão da BA.2 é superior à BA.1, mesmo em pessoas vacinadas, incluindo aquelas que receberam a terceira dose. Isso mostra que a capacidade imunoevasiva da nova variante é, no mínimo, preocupante.

“Descobrimos que a Ômicron BA.2 é inerentemente substancialmente mais transmissível do que a BA.1, e que também possui propriedades imunoevasivas que reduzem ainda mais o efeito protetor da vacinação contra infecções”, alega a conclusão do estudo. “Se você for exposto à Ômicron BA.2, há 39% de chance de ser infectado em sete dias. Se tivesse sido exposto à BA.1, a probabilidade era de 29%”, disse o principal autor do estudo, Frederick Plesner, à Agência de Notícias Norte Americana, Reuters.

CONFIRA: Prefeitura de Colombo inicia vacinação infantil contra a COVID-19!

De acordo com o Ministério da Saúde, dois casos da linhagem BA.2 da variante Ômicron foram notificados em São Paulo. As amostras foram coletadas em dezembro de 2021 e janeiro de 2022, mas é provável que a essa altura o número de casos positivados seja bem maior. Em todo o mundo, a subvariante BA.1, “Ômicron original”, já é responsável por 98% do número de infecções.

Até o momento, a presença da sub-linhagem foi confirmada em 57 países. Segundo Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a BA.2 está se tornando dominante nas Filipinas, Nepal, Catar, Índia e Dinamarca, e em outros países como Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

SENACON NOTIFICA FABRICANTES DE CELULARES SOBRE APOSTAS PRÉ-INSTALADAS

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou oito fabricantes de smartphones para esclarecer a possível…

5 minutos ago

GOVERNO LANÇA PLANO NACIONAL DE IGUALDADE SALARIAL ENTRE MULHERES E HOMENS

O Governo brasileiro, por meio dos Ministérios das Mulheres e do Trabalho e Emprego (MTE),…

28 minutos ago

SANEPAR ENSINA A FAZER SABÃO PARA COMBATER ÓLEO NA REDE DE ESGOTO

Desde 2018, centenas de pessoas no Paraná participam das oficinas de sabão vegetal da Sanepar.…

51 minutos ago

UMA NOVA ERA NO TURISMO DO PARANÁ COM ATRAÇÕES INOVADORAS E INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS

O turismo no Paraná passa por uma renovação. Ações públicas e privadas estão transformando o…

53 minutos ago

PARANÁ DESTACA-SE COMO 3º MAIOR CADASTRO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA DO BRASIL

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), vinculado à Secretaria de Estado da…

59 minutos ago

FORÇA-TAREFA DE VACINAÇÃO NAS ESCOLAS APLICA 292,6 MIL DOSES NO PARANÁ

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) os resultados da força-tarefa de vacinação nas escolas…

1 hora ago