Categories: Cultura

Conservatório de MPB abre inscrições para novos alunos

O Conservatório de Música Popular Brasileira (MPB) abriu na última quarta-feira, 8, a primeira fase de inscrições de novos alunos para os 21 cursos regulares ofertados pelo espaço cultural. Como no primeiro período deste ano, todos serão on-line, para manter o público em casa e ajudar no controle da disseminação da covid-19. O prazo vai até 28 de julho, pelo site www.conservatoriodempb.com.br. 

Os cursos são pagos e distribuídos em quatro modalidades: canto, instrumentos (acordeão, baixo elétrico, bandolim, bateria, canto popular, cavaquinho, clarinete, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, trombone, trompete, violão, viola caipira e violão 7 cordas), teoria (Leitura e Estruturação Musical/LEM, harmonia funcional, história da MPB e composição e arranjo instrumental em MPB) e para crianças (bateria, violão e piano). As aulas começam em 17 de agosto.

Também em decorrência das medidas sanitárias para conter a pandemia, desta vez não será oferecida a opção Práticas de Conjunto. Como o aprendizado precisa se dar em aulas presenciais, ela retornará à grade de cursos em 2021. 

Para a primeira fase, o candidato deverá consultar o edital e preencher a ficha de inscrição. O procedimento é grátis. A lista de selecionados será publicada em 31 de julho. Os selecionados serão submetidos a um teste de nivelamento, também on-line, entre os dias 3 e 5 de agosto. A lista com os aprovados estará disponível em 7 de agosto.

As matrículas deverão ser feitas entre 10 e 14 de agosto. Cada candidato poderá se inscrever em mais de um curso. Os aprovados na fase final e que estiverem matriculados como pagantes em cursos de instrumentos ou canto poderão cursar gratuitamente uma disciplina teórica. 

Mantido pela Fundação Cultural de Curitiba e administrado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), há quase 27 anos o Conservatório de MPB é o centro público de referência em música popular brasileira em Curitiba. Desde 1993, ele reúne no número 66 da Rua São Francisco, no Centro Histórico, professores e estudantes dedicados ao ensino, à pesquisa, produção e divulgação de eventos artístico-culturais no segmento.

A cada semestre, o espaço cultural registra cerca de 900 alunos buscando aprendizado e aperfeiçoamento a preços acessíveis, com o suporte de professores experientes. Além disso, mantém quatro grupos artísticos: as orquestras à Base de Sopro e à Base de Corda, o Coral Brasileirinho, o Vocal Brasileirão e o Grupo Brasileiro. 

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

CURITIBA SE PREPARA PARA A 9ª FESTA DE JESUS DAS SANTAS CHAGAS

Curitiba será palco da 9ª edição da Festa de Jesus das Santas Chagas, que ocorrerá…

51 minutos ago

QUEIMADAS NO BRASIL PODEM CAUSAR AUMENTO DE PREÇOS DE ALIMENTOS DIZ FECOMÉRCIO-PR

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou deflação de 0,02% no Brasil…

3 horas ago

ENTENDA POR QUE OS QUADROS DE RINITE ALÉRGICA PODEM AUMENTAR NA PRIMAVERA E VEJA OS CUIDADOS NECESSÁRIOS

A primavera teve início nesse domingo (22), de com a sua chegada alguns sintomas, como…

3 horas ago

ROMPIMENTO DE REDE AFETA ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM CURITIBA E COLOMBO

Nesta segunda-feira (23), a Sanepar informou que o rompimento de um trecho da rede de…

4 horas ago

PRIMAVERA NO PARANÁ SERÁ QUENTE E COM CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA, APONTA SIMEPAR

A primavera de 2024 no Paraná será marcada por temperaturas acima da média e chuvas…

1 dia ago

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL LEILOA MAIS DE 500 IMÓVEIS EM 21 ESTADOS INCLUINDO PARANÁ

A Caixa Econômica Federal (CEF) está leiloando mais de 500 imóveis, entre casas, apartamentos e…

2 dias ago