Na última sexta-feira, 26 de fevereiro, a Regional Maracanã recebeu a eleição dos representantes da sociedade civil para a composição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CODIM).
Foram escolhidas como representantes titulares as seguintes instituições e movimentos: Marcha Mundial das Mulheres, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Colombo, APP Sindicatos – Núcleo Sindical Metropolitana Norte de Curitiba, Liga Brasileira das Lésbicas e CRESS-PR 11ª Região (Conselho Regional de Serviço Social). Ficou como suplente, o SISMUCOL (Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Colombo).
O encontro contou com a presença da secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, que comemorou a retomada dos trabalhos do Conselho, que já tem a primeira reunião virtual marcada para o final desta semana. “Para nós é um marco muito importante. No Conselho, todas as militantes têm um papel bem importante na defesa da mulher. Hoje estamos unindo forças. Com a representatividade de várias entidades, junto com o poder público, vamos poder construir uma política pública mais consistente para atuar junto a essas mulheres que tanto precisam do nosso trabalho”, afirmou a dirigente.
O Conselho dos Direitos da Mulher de Colombo foi instituído em lei no ano de 2008 e passou por uma reestruturação no ano de 2019. O CODIM tem como função discutir, elaborar, promover e cobrar a promoção de políticas que contribuam com a diminuição da desigualdade de gênero e que garanta a plena promoção dos direitos existentes.