Educação

Confira os cuidados recomendados ao contratar transporte escolar

As aulas nas redes municipais e privadas de ensinam começam em breve. Com isso, muitos pais começam a planejar o ano letivo, o que inclui a contratação de serviço de transporte escolar para os filhos. E esse é um ponto que requer muita atenção antes da tomada de decisão, conforme recomenda o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon/PR.

É preciso cuidar de cada detalhe na hora de contratar o serviço. O condutor do veículo, por exemplo, precisa ter no mínimo 21 anos e estar devidamente habilitado com a carteira D para conduzir veículo de transporte de passageiros.

Os veículos devem ter uma faixa lateral identificando se tratar de transporte escolar. Outra exigência é que estejam equipados com tacógrafo, equipamento que permite verificar se os condutores dirigem respeitando as regras de limite de velocidade no trânsito.

Além disso, é fundamental que tenham cinto de segurança em todos os assentos e equipamentos de segurança para crianças menores, como cadeirinhas, por exemplo. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) faz a inspeção em veículos de transporte escolar a cada seis meses.

Claudia Silvano, diretora do Procon/PR, lembra que os veículos de transporte escolar também precisam estar devidamente registrados, o que pode ser requisitado pelos pais. “É necessário se certificar de que o veículo escolhido tem autorização para esse trabalho”, explica.

“Eles devem passar por vistorias e regularizações de documentos a cada seis meses. E essa documentação deve ser apresentada aos pais no momento em que forem realizar a contratação”, complementa.

A diretora do Procon/PR ainda explica mais sobre os contratos de prestação desse tipo de serviço. Em geral, os contratos são feitos por um ano ou seis meses, a depender do prestador.

“Não há ilegalidade nesse formato, apesar de questionamentos por parte dos pais quanto à cobrança em períodos de férias. Isso porque, em muitos casos, há uma diluição de custos de operação ao longo do período de contrato, incluindo os meses de férias, o que torna as mensalidades mais acessíveis”, detalha. “Porém, isso não muda o fato de que é importante tratar dessas condições no momento da negociação e contratação do serviço”.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

ENTREVISTA EXCLUSIVA: MEDALHISTA PARALÍMPICO DE PARIS 2024 COMPARTILHA SUA JORNADA

O atleta paranaense Miquéias Rodrigues brilhou ao conquistar a medalha de bronze nos 200 metros…

3 horas ago

SEMINÁRIO DE IGUALDADE RACIAL CAPACITA PARTICIPANTES CONTRA O RACISMO

Na terça-feira (17), o auditório da Regional Maracanã, em Colombo, recebeu o 1º Seminário Municipal…

3 horas ago

PARANÁ SE DESTACA: PIB CRESCE 2,7% E SUPERA MÉDIA NACIONAL E DA EUROPA

O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná registrou um crescimento de 2,7% no acumulado dos…

3 horas ago

Edição 2945 – 20 de setembro de 2024

Clique aqui e veja a edição completa.

5 horas ago

ÀS CLARAS – OS BASTIDORES DA JHONY BARBER COM JHONY E KADU

Neste podcast, Jhony e Kadu, dois empresários apaixonados por barbearia, trazem para você os segredos…

15 horas ago

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM FRANCIS BOLSI, CANDIDATO A VEREADOR EM COLOMBO

Assista agora a entrevista exclusiva com Francis Bolsi, candidato a vereador de Colombo nas eleições…

15 horas ago