Foi sediado em Colombo, nessa terça-feira (25), a sétima edição da Conferência Municipal das Cidades, destacando-se como um dos conselhos mais atuantes do Estado. O evento, realizado pela Prefeitura de Colombo, contou com a participação de seis segmentos da sociedade, conforme previsto pelo Ministério das Cidades.
Cumprindo rigorosamente todas as normas estaduais e nacionais, a Conferência de Colombo se tornará um modelo para outros municípios do Paraná e de outros estados. A cerimônia de abertura, realizada no auditório da Regional Maracanã, foi conduzida pelo prefeito Helder Lazarotto e contou com a presença do Secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, e representantes dos Conselhos Estadual e Nacional.
Os debates do dia centraram-se no tema da Conferência Nacional, “Construindo a Política Nacional do Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”. A Conferência foi presidida pela secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Planejamento, Keli Coradin, e coordenada pelo conselheiro José Aparecido Leite, com apoio da Comissão Organizadora do Conselho Municipal da Cidade de Colombo.
Ao final, foram selecionadas 15 propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual, em Foz do Iguaçu, em junho de 2025.