Foi realizada na última quinta-feira, 22, a primeira reunião do Comitê Municipal de Estudo e Planejamento para o retorno às aulas presenciais no município de Colombo. O encontro entre os diversos representantes do poder público municipal e da sociedade civil organizada foi sediado na Regional Maracanã. 

De acordo com uma nota divulgada pela Fesmepar (Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná) em conjunto com o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Colombo – SISMUCOL, ficou definida a manutenção da suspensão das aulas presenciais e que novas datas para discussão e análise dos dados sobre o quadro da Covid-19 no município serão agendadas posteriormente.

Segundo a mesma nota, na reunião foi apresentado o desenvolvimento das ações educacionais municipais no período de pandemia; a situação epidemiológica em Colombo e no Paraná; estudos relacionados à saúde e educação, além de apresentação de informações colhidas pelos membros do Comitê.

Um dos pontos levados em consideração para a permanência da suspensão das aulas é a opinião das famílias dos alunos. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública de Colombo – APMC realizou uma pesquisa com 550 pais de crianças e jovens em idade escolar de Colombo. Na pesquisa, ficou constatado que 91,3% dos pais não enviaria os filhos para a escola caso o retorno fosse ainda em 2020 e 95,9% consideram que o melhor momento para o retorno é apenas em 2021.

Comitê

O Comitê foi estabelecido no dia 13 de outubro por meio do Decreto nº 067/2020, assinado pela prefeita Beti Pavin, e possui caráter consultivo e deliberativo. Fazem parte do grupo de estudos, além do SISMUCOL e da APMC, a secretária municipal de Educação, Aziolê Maria Cavallari Pavin; representantes das escolas da rede estadual, escolasm unicipais, escolas particulares, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Educação Especial Inclusiva, da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Administração e grupos de pais de alunos. 

Compartilhe nas Redes Sociais: