O 5º Festival Dança Colombo teve início nesta sexta-feira (16) e segue até domingo (18), no Parque da Uva, prometendo movimentar a cidade com mais de 100 apresentações artísticas. O evento, promovido pela Escola Pavilhão das Artes, com o apoio da Prefeitura Municipal de Colombo, contará com a participação de mais de 400 bailarinos, oferecendo uma programação diversificada para todos os públicos.
O festival traz uma agenda repleta de atividades, incluindo oficinas, workshops, uma mostra avaliada, exposição de carros, feira de produtos e serviços, além de um palco aberto para grupos e coletivos amadores e profissionais. No sábado e domingo, as atividades começam às 9h e seguem até às 21h, com entrada franca.
A origem do festival e a participação de grupos de dança
A empresária Ester Schelbauer, fundadora da Escola Pavilhão das Artes, compartilhou a inspiração para criar o evento. “Sempre participamos de eventos e festivais em outras cidades e estados. Pensamos: por que não ter um festival em Colombo? Decidimos fazer isso para oferecer oportunidades não só para os bailarinos locais, mas também para grupos de outras regiões,” explicou. Embora os alunos da escola não possam competir, já que a instituição organiza o festival, eles participam da abertura e da mostra aberta.
Novidades nesta edição
A edição deste ano traz novidades, em comparação com as anteriores, como um palco aberto para grupos amadores que não estão preparados para competir. “O palco aberto é uma oportunidade para grupos de escolas, trios e quartetos, que desejam se apresentar sem a pressão de uma competição,” acrescentou Ester. Além disso, o festival conta com a feira, que estreou no ano passado, e atrações culturais, como bandas e apresentações de stand-up.
Competições de alto nível e jurados renomados
O festival atrai competidores de várias cidades do estado e até de fora do Paraná, elevando o nível da competição. O corpo de jurados, composto por profissionais de renome, como o premiado coreógrafo, Henry Camargo, vencedor da primeira edição do Programa de televisão “Se ela dança eu danço” do SBT; Lucas Maia, professor e coreógrafo de jazz, e o professor da prestigiada Escola Bolshoi, Victor Almeida.
Colombo transpirando Cultura
A secretária de Cultura, Mari Vidolin, destacou a importância do festival para o cenário cultural da cidade, que também sedia o Festival de Cinema de Colombo (Fecico) simultaneamente. “Colombo é um celeiro cultural, e essas parcerias são fundamentais para a mobilização cultural da cidade,” afirmou Mari.
Presença da primeira-dama
A primeira-dama de Colombo, Elis Lazarotto, marcou presença no evento representando o prefeito Helder Lazarotto. Elis elogiou a qualidade do festival, ressaltando a importância da valorização da arte e cultura no município. “Ver a arte sendo valorizada alegra nosso coração,” concluiu.
Serviço:
5º Festival Dança Colombo
– Data: 16 a 18 de agosto
– Local: Parque da Uva, Colombo
– Horário: 09h às 21h
– Entrada: Gratuita