Categories: Regional

Comec e Paraná Cidade debatem Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

Na tarde desta quarta-feira, 21, os técnicos da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) estiveram reunidos com técnicos do Paraná Cidade, debatendo e trocando experiências na elaboração dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrados – PDUI e dos Planos Diretores dos municípios. A Comec é o órgão responsável pela contratação do PDUI da Região Metropolitana de Curitiba, enquanto o Paraná Cidade está realizando a contratação dos PDUIs de Londrina, Maringá e Cascavel. Ao todo serão investidos cerca de R$ 3,3 milhões por parte da Paraná Cidade, enquanto a Comec deverá investir cerca de R$ 12 milhões.

O PDUI é um instrumento legal de planejamento que estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano das cidades, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana. Em Londrina, Maringá e Cascavel, os Planos irão abranger áreas como mobilidade urbana, uso e ocupação do solo e meio ambiente, e deverão levar cerca de um ano para sua conclusão. Já o Plano da RMC deverá tratar ainda de proteção dos mananciais de água, saneamento básico, resíduos sólidos, desenvolvimento socioeconômico sustentável e habitação de interesse social, sendo necessários cerca de 2 anos para sua conclusão.

No caso dos Planos Diretores, os municípios da Região Metropolitana de Curitiba necessitam da anuência da Comec para atualização dos mesmos, e em muitos casos os recursos para este trabalho são liberados pela Paraná Cidade. Sendo assim, os técnicos trocaram experiências com o objetivo de melhorar os processos internos fazendo com que os recursos sejam liberados somente com a constatação da anuência da Comec, evitando assim que Planos sejam contratados desrespeitando diretrizes metropolitanas ou demais legislações.

Participaram do encontro o presidente da Comec, Gilson Santos; o Diretor Geral, Raphael Rolim de Moura; o Diretor Técnico, Felipe Constantino; os coordenadores Dmitri Arnaud, Eloir Alberti e Carla Gerhardt; os técnicos Alessandra Luccas, Fernanda Cogo, Raul Gradovski, Millena Reis, Milton Campos; a Diretora de Operações do Paraná Cidade, Camila Scucato, os coordenadores Luiz Antônio Xavier e Virginia Nalini e os técnicos Mônica e Maria Inês.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

COLOMBO CELEBRA O DIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO COM PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA ESPECIAL NO FERIADO MUNICIPAL

Fiéis de Colombo, se reuniram nesta segunda-feira (7) para celebrar o Dia de Nossa Senhora…

16 horas ago

HELDER LAZAROTTO É REELEITO PREFEITO DE COLOMBO COM 73,45% DOS VOTOS

Helder Lazarotto (PSD) foi reeleito neste domingo (06) para um novo mandato à frente da…

1 dia ago

PREFEITURA ABRE CADASTRAMENTO PARA ENSINO PRÉ-ESCOLAR DE 2025

Começou nessa sexta-feira (04) e vai até 25 de outubro, o cadastramento para o ensino…

3 dias ago

PCPR INVESTIGA ACIDENTE E BRIGA NO TRÂNSITO QUE ACABOU EM MORTE EM COLOMBO

A Polícia Civil de Colombo investiga a morte de um homem de 54 registrada no…

3 dias ago

DELEGACIA ELETRÔNICA DA POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ ATINGE MAIS DE 1,2 MILHÃO DE REGISTROS

A Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Paraná (PCPR), plataforma digital desenvolvida pela Celepar, já…

4 dias ago

PERIGO: BRASIL REGISTRA MAIS DE 340 MIL ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS EM 2023

O Brasil contabilizou 341.806 acidentes com animais peçonhentos ao longo de 2023, segundo dados divulgados…

4 dias ago