No dia 12 de abril, o 7º Grupamento de Bombeiros comemorou o 13º aniversário do Posto de Bombeiros de Colombo, junto aos 18 anos desde sua fundação. A solenidade não apenas celebrou essa data marcante, mas também contemplou a entrega de equipamentos essenciais para aprimorar as operações de resgate.

Em 12 de abril de 2006, o Posto de Bombeiros Comunitário de Colombo foi estabelecido através de uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná e o município, marcando o início da história do Corpo de Bombeiros na região. Inicialmente, contava com uma viatura Auto Bomba Tanque ABT-05 e 14 agentes da Defesa Civil, capacitados pelo Corpo de Bombeiros de Campo Largo, pertencente ao 7º Grupamento.

Com a criação do 7ºGB em 2011, o Posto de Bombeiros Comunitário de Colombo foi estadualizado, tornando-se o Posto de Bombeiros local. Em treze anos, foram atendidas 30.759 ocorrências diversas, incluindo atendimentos pré-hospitalares, capturas de animais, acidentes de trânsito, incêndios urbanos e florestais, buscas e salvamentos, e ações preventivas na cidade.

Em outubro de 2023, Colombo foi designada como sede do Grupamento de Bombeiros, com a inauguração de um novo quartel pelo Governo Estadual, expandindo ainda mais sua área de atuação para atender a crescente população local.

Nos primeiros três meses de 2024, foram realizadas 352 vistorias e fiscalizações, 85 análises de projetos e atendidas 650 ocorrências, ultrapassando a média histórica de atendimentos. Destaca-se o papel crucial dos bombeiros mais experientes em Colombo, que têm sido fundamentais para a comunidade.

O evento contou com a distinta presença de autoridades, o Major André Lopes, Comandante do 7ºGB, o Major Nascimento, Subcomandante do 7ºGB, representando o Secretário de Governo Ademir Garcia, o diretor Leonardo Wolf, o Comandante Coordenador Municipal da Defesa Civil, Beto Moreira, o Presidente da Câmara, Wagner Brandão, Zoleide dos Santos, Diretora-presidente do Jornal de Colombo, e o diretor André Santos, representando a Secretária de Indústria e Comércio Ana Poli.

Essa celebração reconhece a história e o compromisso dos bombeiros de Colombo, reafirmando o compromisso contínuo com a segurança e o bem-estar da comunidade.

Destacamos dois bravos bombeiros militares, Sargento Rogério Luis Vitório e Sargento RR Manoel dos Santos Borges, por terem integrado a primeira guarnição de serviço na Auto Bomba (AB) no município de Colombo. Além disso, eles foram os responsáveis por atender a primeira ocorrência registrada pelo Corpo de Bombeiros nesta cidade. Sua coragem e dedicação são exemplos inspiradores para toda a corporação.

Fotos: Jornal de Colombo

 

Compartilhe nas Redes Sociais: