Com informações da CMC
Na última semana, os vereadores da Câmara Municipal de Colombo realizaram a segunda sessão ordinária de 2023. O presidente da Casa, vereador Vagner da Viação, abriu o encontro com as aprovações das atas anteriores e com a leitura das correspondências e proposições.
Durante o expediente sem votação e de leitura de ofícios, os parlamentares apresentaram suas reivindicações à Prefeitura Municipal e demais órgãos, através de 19 indicações, matérias que não são submetidas à votação em Plenário, solicitando melhorias para vários bairros da cidade.
Destaque para a aprovação, em votação única, do Projeto de Decreto Legislativo 113/2023, que concede o Título de Cidadão Honorário para o pastor presidente da Igreja Assembleia de Deus – Ministério de Colombo, Edilson Santos Siqueira. A propositura é de iniciativa do presidente da CMC, vereador Vagner da Viação.
Entre as propostas da pauta que iniciaram tramitação em Plenário, destaque para a divulgação do Projeto de Lei do Legislativo 1069/2023. A iniciativa, assinada pelo vereador Osmair Possebam, dispõe sobre a declaração de Utilidade Pública para a Instituição Social e Centro de Formação de Atletas Edson Paulista. Sem fins econômicos, a entidade possui, entre suas finalidades, um projeto voltado à iniciação de crianças e de adolescentes que buscam a inclusão social na prática do futebol, com estímulo à formação e participação de atletas em competições.
A declaração de Utilidade Pública é o reconhecimento pelo poder público de que uma entidade civil presta serviços de acordo com o seu objetivo social, de interesse para toda a coletividade e em vista do bem-estar social. Após a aprovação da Câmara e a sanção do prefeito, a entidade poderá, entre outras ações, firmar parcerias e convênios com o Poder Público para melhorar e ampliar a sua atuação.
TRIBUNA LIVRE – Nesse espaço, os vereadores e a comunidade debatem diferentes temas, defendem ideias, projetos e sugestões, manifestam suas opiniões sobre diversos assuntos e tudo pode ser acompanhado de perto pelo cidadão. Em sua participação nesse espaço, a representante da Instituição Social e Centro de Formação de Atletas Edson Paulista, Analice Lopes Hudson, explanou sobre os trabalhos que são desenvolvidos pela instituição em Colombo.
“Atendemos crianças e adolescentes. Desde 2013, realizamos um trabalho de coordenação de base do futebol em todas as categorias, desde a iniciação até o sub-20. Desenvolvemos um trabalho social, sem custo. Queremos formar cidadãos e resgatar talentos”, destacou.
SEGURANÇA PÚBLICA – Durante a sessão, os dois novos delegados adjuntos que vão atuar em Colombo, Igor Felipe de Aguiar Moura e Felipe Boffo de Souza, foram apresentados na Câmara Municipal. Agora, o município passa a contar com três delegados. Segundo o delegado da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Herculano Augusto de Abreu, “a demanda de Colombo é a maior de toda a Região Metropolitana de Curitiba (RMC)”.
A cidade conta atualmente com duas delegacias. Uma está localizada no centro (Sede) e outra na região do Alto Maracanã. Em breve, essas duas delegacias irão se fundir em um único local para atendimento da população. A previsão de entrega da obra está prevista para o mês de abril. Já há unidades da Delegacia Cidadã em outros municípios e algumas estão sendo construídas. Colombo terá a sexta Delegacia Cidadã da Polícia Civil no Paraná.
DELEGACIA CIDADÃ – A Delegacia Cidadã reúne diversas especialidades da Polícia Civil em um único local, centralizando os serviços para a população. Além disso, haverá espaços individuais para o atendimento seletivo às vítimas e agressores, em ambientes isolados para crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Também inclui salas para advogados e para a Polícia Militar. Outra diferença na estrutura é a acessibilidade para pessoas com dificuldades motoras e banheiros adaptados.