A cidade de Colombo recebeu a primeira edição do encontro nacional de grafite, o Make Art, no último fim de semana, no reservatório da Sanepar, na Vila Guarani. O evento reuniu mais de 60 grafiteiros de várias cidades do Paraná e de outros estados do Brasil, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Com o apoio da Sanepar, que cedeu um muro de quase 300 metros para ser uma tela a céu aberto, o evento se destacou como uma celebração da arte urbana.

Rosélis de Oliveira, gestora de Educação Sócioambiental da Sanepar, destacou a importância do evento: “A Sanepar teve interesse nesse projeto, até porque a empresa tem uma preocupação por questões sócioambientais e com isso a gente se aproxima da comunidade aqui em volta”. Juliana Gonçalves Brandani, gerente de Educação Socioambiental em exercício, complementou: “Atualmente, a empresa trabalha em escolas falando da conscientização ambiental e fazemos reuniões comunitárias sobre o uso consciente da água. Na Make Art, a empresa de saneamento abriu as portas para que a comunidade se reconheça naquele ambiente. A ideia é que a comunidade se aproprie desse espaço e entenda que esse também é um espaço para ela”.

Troca de experiência

O Make Art foi idealizado por amigos apaixonados pela arte de rua: Alan, JC, e Not. Alan comentou sobre a origem do evento: “A gente fazia um evento para trazer o encontro, trocar ideias, trocar experiências e fazer com que a cidade fique mais bonita. Vamos fazer o Make Art todos os anos, essa é a primeira edição”.

JC, também conhecido no mundo do grafite como Jota, compartilhou sua visão sobre o movimento na cidade: “Colombo está engatinhando, mas tem tudo para crescer a nível de uma Curitiba, que já possui um evento mundial”. Jota também homenageou o empresário Dionei, do Grupo Rio Verde, falecido em 2021, pelo apoio ao Make Art e por ser um dos que mais contribuíram para o crescimento de Colombo.

Entre os destaques do evento estava Ranove, grafiteira de Cascavel e filha de artista plástica. Ranove impressionou com seu grafite de um polvo, explicando: “Eu pinto polvo em todos os festivais que vou. O polvo é o único animal no planeta que solta tinta, então tem tudo isso envolvido”.

O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, visitou o Make Art no segundo dia do evento, acompanhado da primeira-dama Elis Lazarotto. Ele foi presenteado com uma camisa personalizada do evento e apreciou as obras, elogiando a iniciativa: “Estamos vendo aqui uma demonstração de cultura, usando um espaço público em parceria com a Sanepar para que artistas, não só de Colombo, mas da região, possam promover sua arte. Um espaço que estava todo pichado agora é um painel de arte na cidade. É muito bacana promover a cultura e a arte popular, incentivando essa rapaziada que está sempre pensando no bem e nas coisas bonitas”.

O bombeiro militar, Rogério Victório, que há mais de 25 anos atua em projetos sociais pelo Paraná, também foi um dos organizadores do Make Art e destaca a relevância de Colombo por sediar esse evento. “O nosso município está rico de artistas. Essa visibilidade da cidade para uma expansão nacional, traz para a gente uma grande alegria”, afirma Rogério, que disse ainda que outros eventos virão por aí.

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais: