Na manhã desta sexta-feira em um grande evento esportivo foi dado início à Fase Regional dos Jogos Abertos do Paraná na categoria do Futebol Masculino e Feminino. O Estádio Municipal Lordes Geraldo, ficou lotado ao receber estudantes das 14 cidades que participam desta etapa.
O prefeito Helder Lazarotto, acompanhado do secretário de Esportes, Ratinho Gotardo, da secretária de Assistência Social e primeira dama, Elis Lazarotto e do Secretário de Meio Ambiente, José Vicente de Lima, recebeu os convidados e destacou a importância do esporte para o desenvolvimento saudável da juventude.
O evento iniciou com a apresentação do grupo de dança Arte e Expressão, do Céu das Artes de Colombo. Em seguida, as 14 delegações do Núcleo Regional Educação da área norte de Curitiba, desfilaram no campo, sendo elas: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Campo Magro, Colombo, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Rio Branco do Sul, Quatro Barras e Tunas do Paraná. Segundo o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Ratinho Gotardo, uma equipe da Secretaria estará a disposição dos atletas e professores para os jogos que acontecerão até o domingo.
Ao se pronunciar durante a abertura, o chefe do Núcleo Regional de Educação da SEED professor Claus Giovani fez questão de destacar a importância dos professores de Educação Física.
HOMENAGEM
Na oportunidade, como cidade sede da competição, o município de Colombo prestou homenagem ao ex-jogador André Ranzani, um dos ícones do esporte colombense. Como jogador, André se notabilizou na conquista do título de Campeão Brasileiro de 1985 pelo Coritiba Futebol Clube, com a participação em campo em 26 jogos dos 29 que levaram o clube à conquista. A carreira teve continuidade em seis outros clubes.
COMPETIÇÃO
Para abrir a competição, o primeiro confronto aconteceu entre o time da casa, Colégio Estadual Raulino Costacurta de Colombo, que ganhou de 03 a 01 do Colégio Estadual Ambrósio Bini de Almirante Tamandaré. Os jogos da categoria A e B, masculino e feminino, acontecem simultaneamente nos campos Lordes Geraldo, Ana Terra, Estádio do Imperial e Estádio Grêmio Colombense, durante o dia.
Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte e da Superintendência Geral do Esporte. O evento conta com o fundamental apoio dos Núcleos Regionais de Educação e da Prefeitura Municipal de Colombo.
PIA BOM DE BOLA
O evento foi criado no ano de 1992 com o nome Moleque. Pisou na bola no Estádio Nissan Catarina, em parceria com a RBS TV e em 1995, a Parati assumiu oficialmente o patrocínio esportivo do clube Bola.
Três anos depois, a empresa e a RBS TV decidiram criar o Durival de Abreu com uma rua no governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em 1999, a Parati levou o projeto três Sim, um projeto para o Estado do Paraná, com o objetivo de realizar os jogos nos três estados da Região Sul. No ano de 2000, o projeto consolidou sua vocação escolar e faz a escola o elo entre as ações educativas e preventivas, possibilitando a formação cidadã e efetiva de jovens através do esporte.
A inclusão da modalidade também permitiu, a partir de 2021, contar com a participação da modalidade feminina.
Os encontros campeões Bons de Bola Parati, realizado em 2003, 2005 e 2007, marcaram a história do projeto com a realização também de atividades culturais. A partir de 2010, apresenta em seu programa de educação afirmativa voltada para o tempo dos alunos atletas.
Em 2017, o projeto Bom de Bola passa a ser realizado integralmente pelo Instituto Bom de Bola, instituição sem fins lucrativos, criada para desenvolver a cultura da paz no esporte e na vida e incentivar ações de cultivo da leitura e das artes e ainda capacitar jovens na comunicação, cultura e cidadania.