Redação com PMC

Colombo foi uma das muitas cidades paranaenses que, no último sábado (22) realizaram atos públicos contra o feminicídio. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou uma caminhada de mobilização e conscientização na região do Guaraituba.

Dezenas de mulheres e famílias aderiram à ação, que contou com o apoio logístico da Polícia Militar. Vestidas de branco, as pessoas que participaram da caminhada levaram faixas e mensagens de repúdio à violência contra a mulher.

O prefeito Helder Lazarotto também compareceu ao ato, e destacou a importância deste tipo de mobilização. “Precisamos, cada vez mais, enquanto sociedade, unir forças no combate a todo o tipo de violência contra a mulher, especialmente o feminicídio”, afirmou. “É uma responsabilidade de toda a sociedade combater este tipo de situação. Aquele velho ditado de que ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ é absolutamente errado e essa postura deve ser rejeitada. A denúncia imediata, mesmo por terceiros, pode ser o diferencial entre salvar ou não uma vida”, reforçou o prefeito.

REDE DE APOIO – Além da mobilização de conscientização, a Secretaria de Assistência Social conta com uma Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Colombo (REVIDOC), além do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres (COMDIM) e a Casa da Mulher Colombense para acolhimento quando necessário.

Os equipamentos públicos, como por exemplo a Casa e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), contam com assistência psicológica, social e jurídica.
Segundo os dados dos Boletins de Ocorrência Unificados, entre 2019 e Abril de 2023, foram identificados 911 casos como registro de homicídio doloso contra mulher, em 221 municípios paranaenses.

“Vale lembrar, que a vítima também pode fazer o registro do boletim de ocorrência de forma on-line. E não deixe de denunciar, e fique atenta já ao primeiro sinal de violência e não esqueça que uma mulher que pede ajuda é sim uma mulher de muita coragem”, disse Elis Lazarotto, primeira-dama e secretária de Assistência Social de Colombo.

NÚMEROS TRÁGICOS – Segundo dados do Ministério Público do Paraná (MP-PR), em 2022 foram registrados 274 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio no Estado. De 2019 a 2022, foram 314 feminicídios e 911 homicídios dolosos contra mulheres.

Para que a agressão não se torne um feminicídio é importante denunciar. Em Colombo, as denúncias relacionadas à violência contra a mulher podem ser realizadas pelo Atendimento 24h à Mulher (41 98827-4038) ou no Disque 180 (Direitos Humanos). E ainda, as denúncias podem ser feitas na Delegacia de Colombo, especializada em Crimes Contra Mulher, Violência Sexual e Adolescentes, pelo telefone 41 3656-8604. Além de uma viatura exclusiva para atender casos Maria da Penha.

Compartilhe nas Redes Sociais: