(Texto editado em 07/02/2025, às 11:30h)

 

Após 40 anos, o Departamento de Cultura de Colombo passa a ter status de Secretaria de Cultura. A mudança representa um salto para o setor, garantindo mais visibilidade e autonomia para o desenvolvimento de políticas culturais no município. Segundo a secretária Marinei Vidolin, a cultura é transversal e influencia diversas áreas como educação, saúde e segurança.

“A cultura está intimamente ligada como vemos a vida, como agimos nas mais diversas situações, está em como aprendemos, ensinamos, como lidamos com as pessoas, em como escolhemos nossas prioridades…”. Além disso, tem um impacto direto na geração de emprego e renda. A Economia Criativa, na qual se enquadra as mais diversas ações culturais, está entre os dez maiores geradores de renda do Brasil”, destacou Marinei.

Diversidade cultural e a Festa da Uva

A diversidade é um dos pilares da Secretaria de Cultura e Igualdade Racial. Marinei ressalta que o município valoriza suas raízes italianas tão importantes na nossa cidade, assim como tantas outras influências culturais, representada nas mais diversas etnias presentes no nosso município. A Festa da Uva, um dos maiores eventos de Colombo, reflete essa diversidade.

“A festa reúne diversos segmentos culturais, incluindo feiras, gastronomia, artesanato e shows. Dos mais de 40 shows programados, mais de 90% são de artistas locais. A pluralidade do evento representa a oitava maior cidade do Paraná e é um orgulho de quem vive aqui”, afirmou.

A Secretaria agora intensifica o mapeamento e desenvolvimento de iniciativas culturais em Colombo. Entre as ações, destacam-se os editais de Fomento à Cultura, que financiam projetos diversos, incluindo cursos, apresentações, livros, produtos audiovisuais, teatro, dança e literatura. “

 Além dos editais, a Secretaria organiza eventos gratuitos para aproximar a população da cultura local. Entre eles, a Encenação da Paixão de Cristo, o Festival de Teatro, a Mostra de Dança, o Encontro de Violeiro, a Feira de Cultura e Gastronomia Afro-Colombense, o Arte no Muro, entre outros.

Centro Cultural e Teatro Municipal

Uma das prioridades da Secretaria é a construção do Centro Cultural de Colombo, que incluirá o Teatro Municipal. “Esse projeto passa por várias etapas, como definição de terreno e captação de recursos. Sabemos que não é uma realização rápida, mas é uma prioridade”, ressaltou Marinei.

 

ERRATA:

Nesta matéria, erramos quando publicamos que a secretária de Cultura Municipal, Marinei Vidolin, disse que “Colombo está entre os dez maiores geradores de renda do Brasil”. Na verdade, a afirmação da secretária foi que “A Economia Criativa está entre os dez maiores geradores de renda do Brasil”. Erramos também, quando mencionamos o evento “Conto de Viola”, quando o correto seria “Encontro de Viola”.

Pedimos desculpas pelos equívocos cometidos e reafirmamos o nosso compromisso com a realidade dos fatos.

Compartilhe nas Redes Sociais: