Redação com PMC
Nesta terça-feira (11) foi realizado o 1º Encontro Técnico de Turismo e Negócios de Colombo. Ele foi promovido pela Prefeitura de Colombo, por meio do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Indústria Comércio, Turismo e Trabalho. A proposta foi fomentar e intensificara as atividades do setor na cidade.
Tido como um novo marco para o turismo local, o evento foi prestigiado por empresários dos mais variados segmentos do turismo local e representantes das cidades vizinhas. O Encontro contou com colaboração das instituições financeiras SICOOB e o SICREDI, de representação como a ADETUR, agências e Profissionais do Turismo, além da ACIC e o SEBRAE.
Segundo o prefeito Helder Lazarotto, o turismo é um setor que dá bom retorno mesmo com baixo investimento financeiro. Ainda segundo ele, a união de diferentes setores fortalece o município como um todo. “Este é o momento de todos os segmentos produtivos do município darem as mãos, para fazer Colombo deixar de ser apenas uma cidade grande, se tornando uma grande cidade, com todas as condições de atender as demandas dos seus cidadãos e daqueles que nos visitam”.
O secretário de Indústria Comércio, Turismo e Trabalho, Plínio Schimdt, lembrou que o setor do turismo no mundo todo e uma das maiores fontes de geração de emprego e renda. “A determinação da Prefeitura é voltar atenções para este setor, para que essa tendência também traga reflexos para Colombo”, explicou. “Quando se fala em turismo, não se trata apenas de belezas naturais, mas também o turismo cultural, de eventos e do agronegócio. Queremos trazer cada vez mais visitantes para, com isso, fomentar cada vez mais o comércio local”.
Plínio ainda citou, como exemplo, a visitação à Gruta do Bacaetava ao longo de 2022, que registrou mais de 25 mil pessoas e lotou restaurantes da região aos fins de semana, e também o alto movimento nas vinícolas do município.
Ao falar do sucesso do evento, o diretor do Departamento de Turismo, Romualdo Uniczycki Filho, comemorou. “Tivemos um público na ordem de 250 pessoas ligadas direta ou indiretamente ao diversos setores do turismo. Empresários do Circuito Italiano de Turismo Rural, pesqueiros, hotéis, pousadas, restaurantes, agentes e agências de Turismo, casas noturnas e postos de combustíveis. Ampliamos as relações para atender sempre melhor nossos visitantes”, disse.
Após as apresentações das propostas e projetos, foi realizado um momento de networking, onde todos foram convidados a conhecer nossos apoiadores e participantes, para uma conversa aberta, direta e propositalmente feita para fazer negócios.
Apoiaram a realização do evento: Almeida Flores; Blumenauense Refeições Industriais; E. Pelanda( Representante Paraná Banco); Farofa Sobradinho; Vinícola Franco Italiano; Vinícola Busato; Vinícola Pedrinho Strapasson; Conservas Poli; Vera Lovato e Pipoca do Bill.