Na manhã desta quarta-feira (29), a cidade de Colombo foi palco de um evento que promete transformar seu futuro: o lançamento da Cidade Industrial e Tecnológica de Colombo (CITCOL). Autoridades, empresários e cidadãos de Colombo e das cidades vizinhas se reuniram para celebrar o início de uma nova era de desenvolvimento e oportunidades.
O prefeito Helder Lazarotto, em seu discurso, destacou a importância histórica do evento: “Esse evento marca uma virada de página na história de Colombo. O lançamento da cidade industrial vai, a médio e longo prazo, fazer uma inversão dessa lógica de Colombo e fazer uma cidade que exporta mão de obra” disse o prefeito.
Lazarotto afirmou que muitas empresas de pequeno e médio porte, principalmente dos setores de logística e tecnologia, já estão demonstrando interesse. Para atrair mais empresas, a Prefeitura está oferecendo uma série de incentivos fiscais, incluindo isenção de ISS, ITBI, IPTU e Potencial Construtivo.
Ana Paula Polli, secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, enfatizou a visão estratégica da CITCOL ao afirmar “acreditamos que nos próximos anos testemunharemos, e possivelmente em um ritmo mais acelerado do que antecipamos, o estabelecimento e o desenvolvimento de indústrias, especialmente as tecnológicas, ampliando assim o nosso mercado de trabalho de maneira significativa”.
O deputado estadual Alexandre Curi, presente no lançamento da CITCOL, destacou a importância da empregabilidade. “O melhor programa social é a geração de emprego. A partir do momento que o prefeito dá oportunidade, cria um parque industrial para atrair empresas, dá a elas tecnologia e sustentabilidade. Não tenho dúvida nenhuma que Colombo vai ter um grande salto, a partir de agora, na geração de emprego.”
Há mais de 20 anos, algumas empresas de química, indústrias e alguns comércios atuam no Parque Industrial Guaraituba, agora parte da CITCOL. O empresário Bruno Coradin, que possui uma empresa naquela localidade há 23 anos, expressou sua expectativa com a CITCOL. “Com certeza, vai fomentar mais o município, trazer rentabilidade para a cidade e, consequentemente, aumentando o poder aquisitivo da população”.
Durante o evento, foi realizada a assinatura de um termo de ingresso à CITCOL, pelos representantes do Grupo Rio Verde Supermercado, Maria Luciane Harger da Silva, Dion Harger da Silva e Guilherme Harger da Silva.
O deputado federal Felipe Francischini também elogiou a CITCOL, afirmando que um projeto dessa magnitude traz alegria e orgulho para os gestores públicos e políticos. “Daqui a 20, 30 anos, a gente vai ver os nossos jovens com orgulho desse projeto. Nós vamos ver Colombo dando um salto para o futuro que nunca foi dado pelo município antes.”
O presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, parabenizou o prefeito Lazarotto, em nome dos prefeitos que compõem a associação. “Quero parabenizá-lo por essa brilhante ideia, que vai refletir em todos os municípios daqui da região metropolitana norte. Isso favorece muito Campinas, Quatro Barras, Pinhais, Piraquara, enfim, toda a nossa querida área metropolitana.”