A Secretaria de Estado da Saúde capacitou mais de 3 mil profissionais em 2024 e cadastrou 100 mil idosos no Sistema de Informação da Pessoa Idosa (SIPI).
Com o objetivo de melhorar a assistência à população idosa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná capacitou mais de 3 mil profissionais em 2024. As ações integram o Programa Envelhecer com Saúde no Paraná e incluem inovações no processo de trabalho e o uso de novas ferramentas para acompanhar e promover um envelhecimento saudável.
Em 2024, a Sesa capacitou mais de 3 mil profissionais diretamente envolvidos no cuidado à população idosa, reforçando a importância de um atendimento de qualidade e humanizado. Além dessas capacitações, 375 líderes da Pastoral da Pessoa Idosa participaram de 15 encontros formativos para aprimorar suas habilidades no acompanhamento desse público em suas comunidades.
No mês de outubro, dedicado aos cuidados com a pessoa idosa, a Sesa comemora o cadastramento e avaliação de mais de 100 mil idosos no Sistema de Informação da Pessoa Idosa (SIPI), uma ferramenta fundamental para monitorar o envelhecimento no Estado.
O secretário da Saúde, César Neves, ressaltou a importância dessas iniciativas. “Essas capacitações ajudam a trazer inovações ao trabalho das equipes de saúde, que precisam estar preparadas para as mudanças demográficas e epidemiológicas do Estado. Cuidar da população idosa é uma prioridade para o Governo do Paraná”, afirmou.
A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, destacou que o cuidado à população idosa vai além do tratamento de doenças. “As equipes de saúde precisam focar na promoção da autonomia e na qualidade de vida dos idosos, garantindo que possam envelhecer de forma saudável e independente”, afirmou.
AÇÕES EM DESTAQUE:
O “Programa Envelhecer com Saúde no Paraná” é uma das principais iniciativas voltadas à saúde do idoso, reestruturando a Atenção Primária à Saúde (APS) e capacitando os profissionais que atuam no Estado. Entre as inovações, destaca-se a “Linha de Cuidado à Pessoa Idosa”, alinhada às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que prioriza o cuidado centrado na pessoa.
Outro avanço importante foi o lançamento da “Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa”, que reúne as principais informações de saúde desse público, facilitando o atendimento nos diferentes níveis de atenção à saúde e evitando intervenções inadequadas.
A Sesa também implementa o “PlanificaSUS Paraná”, uma estratégia que busca otimizar os processos de trabalho das equipes de saúde, melhorando o acolhimento e o cuidado oferecido aos usuários do SUS.
“Com essas iniciativas, a Sesa avança no fortalecimento do cuidado à população idosa no Paraná, preparando os profissionais de saúde para lidar com o envelhecimento acelerado da população e suas necessidades específicas”, concluiu Maria Goretti.
O Paraná segue como referência no cuidado à população idosa, graças ao esforço contínuo de capacitar profissionais de saúde e implementar inovações que promovem um envelhecimento saudável. As ações da Sesa garantem que o Estado esteja preparado para enfrentar os desafios de uma população cada vez mais longeva.