Brasil

CANDIDATOS AO CNU PODERÃO SOLICITAR DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

Fonte: Agência Brasil

 

Os candidatos ao Concurso Nacional Público Unificado (CNPU) que desejam desistir poderão solicitar a devolução da taxa de inscrição. O prazo estabelecido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) terá início nesta sexta-feira (5) e terminará no domingo (7). O pedido de reembolso deverá ser feito online, diretamente na plataforma do concurso, e cancelará a participação nas provas em 18 de agosto.

O anúncio foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, nesta quinta-feira (4), em Brasília. A medida tem o objetivo de atender os candidatos que possam ter sido prejudicados com o adiamento das provas previstas para 5 de maio e remarcadas para 18 de agosto.

Para solicitar a devolução da taxa, os candidatos devem acessar a plataforma online do concurso e seguir as instruções para cancelamento de inscrição. O processo estará disponível a partir das 00h00 de sexta-feira (5) até às 23h59 de domingo (7). Ao efetuar o pedido, os candidatos terão sua participação nas provas automaticamente cancelada.

“O pedido de devolução da taxa de cancelamento da inscrição estará disponível e pode ser feito no próprio sistema de inscrição. Qualquer candidato, em todo o Brasil, que pagou a taxa de inscrição e não puder fazer a prova na data 18 de agosto, que é a nova data, poderá pedir sua inscrição de volta”, afirmou a ministra Esther Dweck.

As regras detalhadas do processo de solicitação para o reembolso do valor serão divulgadas em edição extra do Diário Oficial da União. A ministra do MGI antecipou que o edital trará informações específicas sobre os procedimentos e critérios para a devolução da taxa.

O CNPU, que é um dos maiores concursos públicos do país, conta com mais de 2,1 milhões de inscritos, incluindo pagantes da taxa e isentos. Os candidatos a cargos de nível médio pagaram R$ 60 e para cargos de nível superior, R$ 90. O edital original do Concurso Unificado já previa o reembolso da taxa de inscrição, mas apenas para situações específicas, como casos de falta de energia e desastres naturais.

A iniciativa de permitir a devolução da taxa de inscrição é vista como uma medida justa e necessária, considerando as circunstâncias adversas enfrentadas por muitos candidatos. A ação demonstra a preocupação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em oferecer soluções que atendam às necessidades e dificuldades dos cidadãos.

 

Compartilhe nas Redes Sociais:
Jornalismo Jornal de Colombo

Recent Posts

JORNAL DE COLOMBO PROMOVE 2º ENCONTRO DE ALINHAMENTO PARA A SEGURANÇA PÚBLICA

Evento reúne autoridades, empresários e comunidade para debater ações e fortalecer vínculos em prol da…

3 dias ago

GRATIDÃO: TINTAS PELICANO PROMOVE CAFÉ DA MANHÃ PARA CLIENTES E PARCEIROS

Loja de tintas em Guaraituba realiza evento especial para agradecer clientes e parceiros pela parceria…

3 dias ago

COLÉGIO CÍVICO-MILITAR VINÍCIUS DE MORAES CELEBRA DIA DA BANDEIRA COM SOLENIDADE

Evento destaca valores nacionais, promove reflexão sobre a identidade brasileira e celebra conquistas educacionais do…

3 dias ago

NATAL SUSTENTÁVEL: APAE ENVOLVE ALUNOS EM PROJETO TRANSFORMADOR

Projeto une criatividade, reciclagem e inclusão com a participação de alunos especiais.   A decoração…

3 dias ago

Edição 2955 – 22 de novembro de 2024

Clique aqui e veja a edição completa.

3 dias ago

COMUNIDADE MARIA IMACULADA CELEBRA 35 ANOS COM FESTA EM HOMENAGEM À IMACULADA CONCEIÇÃO

Evento será realizado no dia 8 de dezembro, com programação para toda a família e…

5 dias ago