Rota turística em São José dos Pinhais oferece vinícolas, gastronomia e cultura para quem busca uma alternativa tranquila ao agito da folia
Para quem deseja escapar do agito do Carnaval sem sair da região de Curitiba, o Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais, surge como uma opção encantadora e acessível. Com belas paisagens, gastronomia típica e um forte resgate da cultura italiana, o roteiro reúne vinícolas, cafés coloniais e pousadas, além de produtos artesanais como queijos, salames e licores.
A rota turística Caminho do Vinho tem suas origens na Colônia Mergulhão, formada no século XIX por famílias italianas que trouxeram a tradição da vinicultura artesanal para a região metropolitana de Curitiba. Composta por 34 propriedades rurais, a rota se consolidou como um dos principais destinos de turismo rural do Paraná, proporcionando aos visitantes uma verdadeira imersão na cultura e na gastronomia típicas.

Caminho do Vinho é opção bonita e barata na região metropolitana no Carnaval. Foto: Divulgação
De acordo com o secretário municipal do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura, incentivar o turismo na área metropolitana é uma prioridade estratégica. “Nossas iniciativas buscam fortalecer o papel da região metropolitana e promover o crescimento econômico e sustentável desta que é a segunda maior metrópole do país. O turismo, por exemplo, envolve o aproveitamento de diferentes potenciais”, afirma.
Além da tradição vinícola, a região abriga edificações coloniais históricas, como as ruínas da primeira capela da Colônia Mergulhão e a Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que foi reconstruída em 1992. A preservação desse patrimônio é um dos focos do Programa Caminho do Vinho, que há mais de 30 anos impulsiona o desenvolvimento local e valoriza o folclore, o artesanato e as festas tradicionais.
Para os visitantes, o roteiro oferece diferentes acessos, sendo os principais pela BR-376 e BR-277, além de vias alternativas que garantem uma experiência mais tranquila para quem deseja fugir do trânsito intenso.
OPÇÕES DE ACESSO:
- Via BR-376 (Bradesco): caminho mais tradicional, todo asfaltado. Pode ter filas nos horários de pico.
- Via BR-277 (Renault): alternativa mais rápida, porém com trechos sem pavimentação.
- Via Avenida das Torres (Nova Trincheira/Cemitério SJP): acesso novo, totalmente pavimentado, mas sujeito a trânsito intenso.
- Via BR-376 (Barro Preto): opção rápida que corta um bairro de São José dos Pinhais.
- Via BR-376 (Conduspar): caminho alternativo que sai no meio do roteiro, com pequenos trechos sem asfalto.
Com tantas opções de lazer e cultura, o Caminho do Vinho se consolida como uma alternativa perfeita para quem deseja aproveitar o feriado de Carnaval de forma tranquila, apreciando boa comida e belas paisagens sem sair da região metropolitana de Curitiba.