Redação com PMC
Acontece neste sábado (22), ao meio-dia, a caminhada contra o Feminicídio em Colombo. Promovida pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Assistência Social, a ação faz parte da campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, organizada pelo Governo do Estado.
Os participantes são convidados a participar vestidos de branco. A concentração da caminhada está prevista para, às 11h30, em frente ao Ginásio Municipal de Esporte Leandro Alberti, localizado na Rua Rolândia, 282, no Paloma.
Segundo dados do Ministério Público do Paraná (MP-PR), em 2022 foram registrados 274 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio no Estado. De 2019 a 2022, foram 314 feminicídios e 911 homicídios dolosos contra mulheres.
DATA – O dia 22 de julho é destinado ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A data lembra a morte da advogada Tatiane Spitzner, assassinada em 2018, em Guarapuava. Em 2019, uma lei foi sancionada em sua memória e visa intensificar a luta contra o feminicídio no estado.
“A lei também tem como objetivo aproximar as mulheres da legislação agora existente também no estado e para protegê-las”, ressalta a Secretária de Assistência Social e primeira-dama, Elis Lazarotto.
Em Colombo, as denúncias relacionadas à violência contra a mulher podem ser realizadas pelo Atendimento 24h à Mulher (41 98827-4038) ou no Disque 180 (Direitos Humanos). E ainda, as denúncias podem ser feitas na Delegacia de Colombo, especializada em Crimes Contra Mulher, Violência Sexual e Adolescentes, pelo telefone 41 3656-8604.
APOIO À MULHER – A Secretaria de Assistência Social ainda conta com uma Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Colombo (REVIDOC), além do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres (COMDIM) e a Casa da Mulher Colombense para acolhimento quando necessário.
Os equipamentos públicos, como por exemplo a Casa e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) contam com assistência psicológica, social e jurídica.
Segundo os dados dos Boletins de Ocorrência Unificados, entre 2019 e Abril de 2023, foram identificados 911 casos como registro de homicídio doloso contra mulher, em 221 municípios paranaenses.
“Vale lembrar, que a vítima também pode fazer o registro do boletim de ocorrência de forma on-line. E não deixe de denunciar, e fique atenta já ao primeiro sinal de violência e não esqueça que uma mulher que pede ajuda é sim uma mulher de muita coragem”, disse Elis Lazarotto..
Serviço:
Caminhada contra o Feminicídio de Colombo
Data: 22 de julho (sábado)
Horário: 11h30
Local: Ginásio Municipal de Esporte Leandro Alberti
Endereço: Rua Rua Rolândia, 282, Paloma.