Categories: DestaqueLocal

Câmara autoriza a entrada de Colombo no consórcio de municípios para aquisição de vacinas

Na tarde desta sexta-feira, 12, a Câmara Municipal de Colombo promoveu sessão extraordinária para tratar sobre o Projeto de Lei do Executivo 10/2021, que tem como intuito ratificar o protocolo de intenções entre os municípios brasileiros com a finalidade de adquirir vacinas, medicamentos e insumos para combate à pandemia do novo coronavírus.

O projeto foi aprovado por unanimidade em duas votações e segue para a sanção do prefeito Helder Lazarotto. O líder do governo na Câmara, Ratinho de Colombo (PSD), ressaltou que a publicação da legislação deve acontecer até o dia 19 de março, para que o município possa fazer parte da Assembleia Geral do consórcio, marcada para o dia 22 de março. O consórcio é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP)

O relator do projeto na Câmara, Anderson Prego (PT), pontuou os benefícios da formalização do consórcio. “Nós temos acompanhado muito fortemente a discussão sobre a compra de vacinas no nosso país como um todo. Sempre discutimos que a vacina é a única esperança para a questão da imunização em massa. Além de baratear as compras das vacinas, teremos poder de negociação, uma vez que serão mais de 2 mil municípios que estarão nesse consórcio. Essa união é muito importante para que façamos uma negociação que proteja os municípios”, disse o vereador.

Prego também destacou que a movimentação dos municípios não isenta o Governo Federal de suas obrigações. “A obrigação de vacinar a população é do Governo Federal, que terá que aportar recursos e se colocar a serviço para comprar outros tipos de vacinas, de outros laboratórios. E também tem outros municípios que não conseguirão fazer parte de consórcio algum”, afirmou. 

O vereador Renato da Farmácia (DEM) comemorou a votação do projeto. “É uma alegria estar votando este projeto. É um momento histórico. Colombo não poderia ficar de fora desse consórcio que vai pleitear a aquisição de vacinas. Lembrando que o Estado também está autorizado a adquirir vacinas. Estamos autorizando o Executivo a comprar as vacinas e tenho certeza que eles não vão medir esforços para trazer essa vacina para Colombo”, disse. 

O vereador Professor Roger (Republicanos) também lembrou a importância da manutenção dos cuidados preventivos. “Estamos todos esperançosos em relação à chegada da vacina em larga escala para a imunização em uma velocidade maior. É importante que a população entenda que a vacinação não é a única forma de controlarmos a doença. Vamos ter que continuar nos protegendo, fazendo uso de máscara, distanciamento social, seguir uma série de cuidados, porque a imunização em si não encerra com a doença. Temos um longo tempo ainda para controlar a doença, mas estamos dando um passo importantíssimo em relação a saúde pública”, opinou. 

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

View Comments

  • Parabéns pela atitude e responsabilidade com o povo Colombense,gratidão eterna.

Recent Posts

DEFENSORIA PÚBLICA REALIZA MUTIRÃO DE CONCILIAÇÃO FAMILIAR EM COLOMBO NESTA SEXTA-FEIRA

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) promove nesta sexta-feira (20) o "Concilia Paraná",…

44 minutos ago

ENTREVISTA EXCLUSIVA: MEDALHISTA PARALÍMPICO DE PARIS 2024 COMPARTILHA SUA JORNADA

O atleta paranaense Miquéias Rodrigues brilhou ao conquistar a medalha de bronze nos 200 metros…

4 horas ago

SEMINÁRIO DE IGUALDADE RACIAL CAPACITA PARTICIPANTES CONTRA O RACISMO

Na terça-feira (17), o auditório da Regional Maracanã, em Colombo, recebeu o 1º Seminário Municipal…

5 horas ago

PARANÁ SE DESTACA: PIB CRESCE 2,7% E SUPERA MÉDIA NACIONAL E DA EUROPA

O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná registrou um crescimento de 2,7% no acumulado dos…

5 horas ago

Edição 2945 – 20 de setembro de 2024

Clique aqui e veja a edição completa.

7 horas ago

ÀS CLARAS – OS BASTIDORES DA JHONY BARBER COM JHONY E KADU

Neste podcast, Jhony e Kadu, dois empresários apaixonados por barbearia, trazem para você os segredos…

16 horas ago