Novo sistema promete reduzir tempo de cadastro e atualização de dados, sem impacto nos pagamentos do Bolsa Família.

 

O Cadastro Único passará por uma atualização de sistema e ficará indisponível em todo o Brasil de 28 de fevereiro a 20 de março. Durante esse período, os dados dos beneficiários serão registrados por meio de formulários e inseridos no sistema posteriormente, sem prejuízo às atividades.

O governo federal está implementando uma atualização no Cadastro Único, o sistema utilizado para gerenciar informações de famílias em situação de vulnerabilidade. Com isso, entre os dias 28 de fevereiro e 20 de março, o sistema ficará fora do ar, impossibilitando novos cadastros ou atualizações diretamente na plataforma.

No entanto, os municípios continuarão coletando as informações dos usuários por meio de formulários, tanto digitais quanto em papel, garantindo que nenhuma família fique sem atendimento. Após a atualização, esses dados serão incluídos no sistema sem prejuízo às atividades.

O CadÚnico é o principal sistema para inserção de famílias de baixa renda em políticas públicas como os Programas Bolsa Família, Pé-de-Meia, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás e Minha Casa Minha Vida. Também é usado por governos estaduais e municipais para selecionar beneficiários de políticas locais. Em janeiro de 2025, a base de dados possuía 40.6milhões de famílias cadastradas.

A atualização do sistema não afetará o pagamento de benefícios como o Bolsa Família. Os depósitos referentes a fevereiro já foram concluídos no dia 28, e os de março começarão a ser pagos no dia 18, conforme o calendário oficial do governo.

MUDANÇAS E BENEFÍCIOS DA ATUALIZAÇÃO

Com a nova versão do Cadastro Único, o tempo para novos registros e atualizações será reduzido significativamente. Hoje, o processo pode levar até três meses, mas, com a integração de bases de dados do governo federal, a expectativa é que a conclusão aconteça em poucos dias.

O “Novo Cadastro Único”, como está sendo chamado, contará com ferramentas mais modernas, incluindo uma plataforma de gestão de riscos que utilizará inteligência artificial para detectar possíveis fraudes. Além disso, será disponibilizada uma plataforma de relatórios analíticos para auxiliar os municípios na busca ativa de famílias em situação de vulnerabilidade.

FIQUE ATENTO A GOLPES

A atualização do sistema não resultará em cobranças para atualização de dados, alteração de valores de auxílios ou redistribuição de benefícios. Caso alguém solicite qualquer pagamento em nome do governo, denuncie imediatamente à polícia.

Para os colombenses que precisarem de mais informações, devem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social ou com o CRAS mais próximo:

📞 Secretaria de Assistência Social: (41) 3675-5945
📞 CRAS Graciosa: (41) 3675-7237
📞 CRAS Guaraituba: (41) 3562-6553
📞 CRAS Maracanã: (41) 3663-3966
📞 CRAS Roça Grande: (41) 3666-6305
📞 CRAS Rio Verde: (41) 3621-1877
📞 CRAS Sede: (41) 3656-5572

Compartilhe nas Redes Sociais: