Uma equipe especializada em resgate veicular, vem ganhando destaque no Paraná, não só pelo seu excelente desempenho, mas também por ser formada só por bombeiras.
A equipe STABFEM é composta por integrantes do Corpo de Bombeiros do Paraná, apesar de não ser uma equipe que trabalha pela instituição. “A gente montou essa equipe, a princípio, para participar de uma competição em 2022. E até hoje, várias meninas saíram, várias meninas entraram”, explica a Sd. Moscardi, a Comandante da equipe.
Formada atualmente pela soldado Moscardi, cabo Lell, soldado Ana, cabo Thalita, soldado Bruna, soldado Cilineia, e a cabo Lillian, a equipe STABFEM realizou um treinamento de resgate veicular, na última sexta-feira (10), em Atuba. No exercício prático, foram usados carros destroçados e um boneco preso às ferragens, para simular uma vítima de acidente.
“Esse treinamento hoje, a gente usa pra treinar para competição, mas também para aprimorar o que a gente vai usar na rua com a nossa vítima real lá, quando tiver uma ocorrência real. A gente trabalha com toda a parte do cenário de veicular, desde a parte dos resgatistas, até a parte do Atendimento Pré Hospitalar (APH)”, diz a comandante.
Cada integrante da equipe desenvolve uma função: duas integrantes são da equipe médica, três da equipe técnica (que são as que fazem o corte das ferragens), e a Sd. Moscardi atua no comando. As componentes da STABFEM atuam como bombeiros nas unidades de Colombo, São José e de Curitiba.
A STABFEM participou do Campeonato Nacional de Salvamento Veicular, em Chapecó, em novembro de 2022, e conquistou o 3º lugar, disputando, inclusive, com equipes formadas por homens e mulheres.