Foi realizado neste domingo, 8, no CEU das Artes Daniel de Jesus Rosa, no Guaraituba, o evento Batalha da Quadra, organizado pela ‘crew’ Colombronx, um grupo de entusiastas do hip hop e do rap, com o apoio da Prefeitura Municipal através do departamento de Lazer da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude. O Colombronx é originário do bairro Jardim das Graças e entre os membros presentes na abertura do evento estavam Luiz Henrique, Vinicius de Souza, Mateus Setti e John Jamal. “O nosso trampo é fazer som, trabalhar com música. Nós buscamos trazer os quatro elementos do hip hop (grafite, DJ, MC, break), além de promover batalha de rimas e shows de artistas locais como Terapia de Choque, Caos, Matula Roots, entre outros”, explicou o quarteto. “Buscamos hoje um enriquecimento cultural. A cultura do hip hop anda muito defasada. Tentamos trazer uma visão diferenciada, mostrar para que serve essa cultura, que é tirar a pessoa do ‘mundão’”, opinou Jamal.

O nome do evento remete a uma quadra localizada no Jardim das Graças, que segundo o grupo, não está em condições de uso atualmente por conta de vandalismo. “A quadra é praticamente nova, tem uma estrutura linda. Só que aí o pessoal não cuidou. Acabou sendo destruída algumas coisas, roubaram fiação, vaso sanitário. Nossa intenção é levar não apenas a batalha para nossa quadra, mas fazer um projeto social. Criar um movimento hip hop novamente aqui em Curitiba e Região”, explicou Luiz Henrique.

De acordo com Maicon Martins, diretor do departamento de Juventude da Semec, a Prefeitura já está se preparando para atender a demanda do local. “Uma gestão pública só funciona se tiver a participação da sociedade. E quando a comunidade vem até nós, é nosso dever dar a oportunidade e as condições para que se desenvolva um trabalho. Os meninos do Colombronx são críticos e não se faz uma sociedade sem essas críticas. A questão da quadra já está em processo de licitação e nos próximos meses a obra deve ser realizada. É um espaço público que precisa ser ocupado pela comunidade”, destacou Martins, que detalhou que a diversidade de eventos culturais é uma meta de toda a Semec. “Desde que assumimos o departamento temos essa preocupação de colocar a juventude que está fora do circuito para somar. Quando os meninos nos procuraram, buscamos apoiar, pois nunca houve um evento na cidade com esse olhar crítico deles. O objetivo da Prefeitura, através da prefeita Beti Pavin, do vice-prefeito Sergio Pinheiro e do secretário Paulinho é incluir esses eventos no calendário cultural do município”, finalizou. 

Compartilhe nas Redes Sociais: