O Boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz em 05 de setembro, aponta o crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil. Em crianças e adolescentes de até 14 anos, o rinovírus é o principal responsável. Entre os adultos, a Covid-19 predomina, embora os casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e influenza A continuem a cair na maior parte do país. O levantamento se refere à Semana Epidemiológica de 25 a 31 de agosto.

Covid-19 em alta

Os estados com maior aumento de casos de Covid-19 são Goiás e São Paulo. Este último é motivo de preocupação por sua intensa movimentação de pessoas, o que pode impulsionar a disseminação do vírus em outras regiões. Tatiana Portella, pesquisadora da Fiocruz, reforça a importância da vacinação e do isolamento em caso de sintomas gripais.

SRAG e rinovírus em crianças

Os casos de SRAG por rinovírus afetam principalmente as regiões Nordeste, Centro-Sul e Norte, sendo responsáveis por internações e óbitos de crianças até dois anos. O VSR e o rinovírus permanecem entre as principais causas de complicações respiratórias.

Dados de 2024

Em 2024, foram notificados 123.082 casos de SRAG, sendo 48,3% positivos para vírus respiratórios. Ao todo, foram registrados 7.370 óbitos, 52,2% com resultado positivo para algum vírus respiratório, com a Covid-19 como a principal causa.

 

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe nas Redes Sociais: