Nos dias 4 e 5 de maio passado, seis atletas Colombense participaram da 24° edição do Campeonato Paranaense de Kickboxing, em Marialva, interior do Paraná. Eles disputaram sete modalidades e conquistaram sete ouros para nossa cidade. Com essa vitória, os atletas se credenciaram para disputar o Campeonato Brasileiro de Kickboxing, que será sediado em Vila Velha, no Espírito Santo, entre os dias 29 de maio e 2 de junho.
Alexandre Cadan, Hendryo Santos, Kaio Petrukio, Camila Nunes, Lucas Serafim e João Viana, todos eles de Colombo, para o Brasil. Os esportistas são comandados pelo Prof Glauco Campi, da equipe Chute Boxe.
A história do kickboxing
O kickboxing é um esporte de combate de contato moderno, no qual é permitido golpes com mãos e pernas, segundo a definição da Wako (sigla em inglês para Associação Mundial das Organizações de Kickboxing). A modalidade criada no ocidente foi inspirada em diversas artes marciais e esportes tradicionais de combate.
O primeiro Campeonato Mundial da modalidade foi realizado em 1978, um ano depois da fundação da Wako. Na época, a sigla que nomeia a entidade tinha outro significado: Organização Mundial de Caratê de Todos os Estilos. Esse primeiro torneio internacional contou com 110 competidores de 18 países.
Durante as competições, os kickboxers são obrigados a usar protetor de cabeça e, no caso das mulheres, protetor de seios em todas as disciplinas, com exceção das formas musicais. Os competidores de todas as disciplinas, tanto homens como mulheres, precisam usar ainda protetor de virilha. O uniforme dos lutadores também é diferente de acordo com a disciplina e podem ter camiseta, calças ou shorts.