Categories: Estadual

Alep aprova reconhecimento de calamidade pública em mais 44 municípios paranaenses

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na sessão plenária remota da última segunda-feira, 26, dois projetos de decreto legislativo (9/2021 e 10/2021), assinados pela Comissão Executiva da Casa, que reconhecem a ocorrência de estado de calamidade pública em 44 cidades do Paraná. A matéria avançou após receber 46 votos favoráveis e três contrários. O pedido dos municípios é para a renovação da situação de calamidade até o dia 30 de junho de 2021.  

No ano de 2020, a Assembleia Legislativa reconheceu a situação emergencial em 331 cidades do estado. Agora, diante do agravamento da pandemia, os municípios pedem a renovação dos decretos municipais, em consonância com o decreto do Governo do Estado que prorrogou a situação emergencial até o final do primeiro semestre.  

O reconhecimento do estado de calamidade pública de um município permite que fiquem suspensas as restrições decorrentes de eventual descumprimento aos limites de despesa com pessoal e de dívida consolidada. Da mesma forma, é dispensado o cumprimento de resultados fiscais e a limitação de empenho.  

O estado de calamidade pública se caracteriza por “situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido”. 

Fazem parte desses projetos os municípios de: Bela Vista do Caroba; Bela Vista do Paraíso; Boa Esperança do Iguaçu; Borrazópolis; Campo Bonito; Capitão Leônidas Marques; Carlópolis; Cascavel; Cruz Machado; Cruzeiro do Iguaçu; Engenheiro Beltrão; Figueira; Francisco Beltrão; Godoy Moreira; Guaraqueçaba; Honório Serpa; Ibaiti; Imbaú; Imbituva; Ivaiporã; Maripá; Marmeleiro; Morretes; Nova Aurora; Pinhão; Porto Rico; Quarto Centenário; Quinta do Sol; Realeza; Santa Cecília do Pavão; Santa Terezinha de Itaipu; São João do Ivaí; São Jorge D´Oeste; Sulina; Bom Sucesso; Colombo; Flórida; Itambé; Nova Cantu; Pranchita; Ramilândia Salgado Filho; Santana do Itararé; e Siqueira Campos.  

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

GINÁSIO DE ESPORTE SANTA TEREZA É REINAUGURADO APÓS REVITALIZAÇÃO

A população do bairro de Arruda, em Colombo, recebeu na manhã deste domingo (19), o…

15 horas ago

MARCHA PARA JESUS CONCENTRA MILHARES DE PESSOAS NO CENTRO DE CURITIBA

Uma multidão tomou às ruas de Curitiba, na manhã deste sábado (18), para celebrar a…

1 dia ago

COUTO PEREIRA RECEBE DOIS SHOWS DO BRUNO MARS EM TURNÊ PELO BRASIL

O cantor norte-americano, Bruno Mars deve se apresentar em Curitiba nos dias 31 de outubro…

1 dia ago

DISTRITO DE SHAN: O GOSTOSO “SANZI DOURADO”

O distrito de Shan, na Província de Shandong, tem uma comida tradicional listada como um…

2 dias ago

SEMENTES DE TOMATE DO DISTRITO DE SHAN DE SHANDONG VOLTAM DO ESPAÇO

"Essas sementes tinham sido levadas ao espaço! Podemos ver claramente que os tomates que voltaram…

2 dias ago

PARTICIPANTES DA AULA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO FEMININA PARA PAÍSES DO CINTURÃO E ROTA FREQUENTAM AULAS NO DISTRITO DE SHAN, EM SHANDONG

No Centro de Produtos Culturais na vila de Fugang no distrito de Shan, os estudantes…

3 dias ago