Categories: Local

Agricultura familiar de Colombo mantém produção, mas futuro preocupa

Em meio à pandemia do coronavírus, a produção agrícola familiar de Colombo se mostra ainda mais importante para o município. No momento, com diversos setores parados, a produção se mantém, seguindo diversos cuidados, mas também preocupados com o que o futuro nos aguarda. “O comércio atacadista e varejista deixou de comprar do pequeno produtor, por isso a tendência é contabilizar desperdícios de legumes e verduras em toda a cadeia produtiva nas próximas semanas”, explicou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo. 

De acordo com Toniolo, existe a possibilidade da falta de alimentos. “Isso pode acontecer muito em breve, pois o produtor rural não terá recurso para investir nesse futuro incerto. Estamos reaprendendo a valorizar muitas profissões, principalmente, aquelas que no passado ajudaram o nosso país a crescer. E, que a mão-de-obra primária ainda é importantíssima para o crescimento de nossa nação”.

Um dos principais clientes da agricultura familiar local é a própria Prefeitura de Colombo, através de programas socioassistências, nutricionais e de segurança alimentar. Com a intenção de minimizar os impactos da pandemia e também seguir com a manutenção dos projetos municipais na área alimentar, a Prefeitura continua adquirindo os produtos. “Vamos manter, de maneira organizada, todos os atendimentos que já vem sendo realizados pelo Departamento de Abastecimento através das instituições credenciadas pela Secretaria de Assistência Social”, explicou o secretário.

Entre os principais projetos está o PAA, o Programa de Aquisição de Alimentos, em parceria com o Governo Federal. “São 119 trabalhadores rurais que dependem do PAA. Um programa importante que atende também as pessoas que mais necessitam nesse momento”, destaca Toniolo. Além do PAA, existe o Programa Coleta Verde – de compra direta do agricultor –  através da Cooperativa Agrícola Familiar de Colombo (Cooacol). São 120 produtores cooperados que atendem o programa. “São programas planejados. Assim o produtor rural produz a quantidade certa e sabe o valor que receberá pela produção”, explica Toniolo. O Programa Coleta Verde atende aproximadamente 1.200 famílias por semana enquanto o Programa de Aquisição de Alimentos beneficia três mil pessoas semanalmente, em média.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

SANEPAR OBTÉM FINANCIAMENTO DE R$ 194,1 MILHÕES PARA EXPANSÃO DE SANEAMENTO E REDUÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA

Recursos do BNDES serão usados em obras de tratamento de lodo, ampliação do sistema de…

3 horas ago

GRAPE TECH LANÇA PRIMEIRO EDITAL DE INCUBAÇÃO PARA NOVOS NEGÓCIOS EM COLOMBO

Serão selecionadas 12 propostas para uma jornada de seis meses, com workshops e oficinas do…

7 horas ago

PARQUE TEMÁTICO DO SHUIHU (MARGEM DA ÁGUA)

O Parque Temático do Shuihu (Margem da Água, um dos quatro grandes romances clássicos da…

1 dia ago

RECORTE DE PAPEL DE YUNCHENG PRESTA HOMENAGEM AO 50º ANIVERSÁRIO DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS CHINA-BRASIL

O recorte de papel é uma das formas mais antigas de arte tradicional popular da…

1 dia ago

HANFU DE CAOXIAN: SAIAS TECIDAS COM FIBRAS DE PEÔNIA E AROMA QUE DURA DOIS ANOS

As flores de peônia podem ser tecidas em saias e ainda conservar o seu aroma...…

1 dia ago

GRAVAÇÃO EM PORCELANA DE CHENGWU: CULTURA QUE VAI AO MUNDO, PRODUTOS EXCELENTES QUE BRILHAM EM SHANDONG

Desde a década de 1970, a gravação em porcelana de Chengwu tem se destacado por…

1 dia ago