A implementação do Posto Avançado da Polícia Científica na Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Curitiba, completa um ano em abril de 2024, com resultados expressivos. A iniciativa, que visa facilitar a realização de exames de corpo de delito, registrou um aumento de 14% no número de atendimentos, totalizando 2.026 exames no período.

A medida, fruto da parceria entre a Secretaria da Segurança Pública, a Polícia Científica do Paraná (PCP), a CMB e a Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC), eliminou a necessidade de deslocamento das vítimas até a Unidade de Execução Técnico-Científica (UETC) do Tarumã, agilizando o processo de denúncia e reduzindo a desistência dos exames.

“O aumento do número de exames demonstra a relevância da integração entre os serviços de atendimento à mulher. A facilidade de acesso aos exames no próprio local tem sido crucial para garantir a continuidade do processo de denúncia”, destaca Vinicius Gamarra, chefe da clínica médica da UETC do Tarumã.

Além dos exames de corpo de delito, o posto avançado também registrou um aumento de 7% nos exames complementares, totalizando 11.886 no período de abril de 2024 a março de 2025. Esse dado indica um aumento na complexidade dos casos atendidos, com maior demanda por exames detalhados, como DNA e toxicologia, e uma melhora na triagem dos casos.

O Posto Avançado da Polícia Científica na CMB conta com profissionais e graduandas das áreas de enfermagem e medicina, que auxiliam na comprovação de casos de violência sexual e lesão corporal contra mulheres e crianças, realizando as perícias no próprio local onde o Boletim de Ocorrência foi registrado.

“Curitiba foi a segunda cidade a implantar um posto avançado da Polícia Científica dentro da Casa da Mulher Brasileira. Essa iniciativa enriquece a política pública, oferecendo mais serviços às mulheres que necessitam. Um local exclusivo para mulheres é fundamental para evitar constrangimentos e garantir que as vítimas se sintam mais seguras e confortáveis”, afirma Sandra Praddo, coordenadora-geral da Casa da Mulher Brasileira.

A CMB, localizada no bairro Cabral, em Curitiba, oferece serviços de apoio psicossocial e de garantia de direitos, sendo um centro de referência no atendimento a todos os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006): violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Sob coordenação e gestão da Prefeitura Municipal de Curitiba, a instituição também oferece serviços voltados à autonomia econômica, central de transportes, brinquedoteca, espaço pet e encaminhamentos para abrigos quando necessário.

Compartilhe nas Redes Sociais: