O Ministério das Cidades anunciou, nesta quarta-feira (12), uma nova seleção para o programa “Minha Casa, Minha Vida”, que contemplará a construção de 100 mil unidades habitacionais. O ministro Jader Filho divulgou a notícia durante reunião com outros ministérios e prefeitos em Brasília.

Segundo Jader, a nova seleção terá duas partes: uma com recursos do Orçamento Geral da União e outra com financiamento via FGTS, como no ano passado. O ministro destacou que o governo planeja mudanças na estratégia do FGTS para facilitar o acesso das prefeituras e agilizar obras de infraestrutura urbana.

“Vamos conversar com o fundo, apresentando propostas para melhorar o processo e garantir que os prefeitos possam acessar os recursos com mais facilidade, permitindo a criação de novas infraestruturas como água, esgoto e mobilidade, melhorando a qualidade de vida da população nas cidades”, afirmou o ministro.

Jader destacou que terão prioridade os projetos mais avançados. Prefeituras e empresas com propostas consolidadas serão as primeiras a serem contempladas, visando agilizar as obras e atender quem mais precisa. “Quem mora de aluguel, em área de risco ou nas ruas tem pressa”, afirmou.

O governo também se comprometeu a fazer ajustes no processo, aprendendo com o andamento da seleção anterior. “Vamos verificar o que não deu certo, analisar os motivos dos atrasos e melhorar o modelo para tornar as opções mais rápidas e eficazes”, afirmou Jader Filho. O objetivo não é apenas aumentar o número de unidades habitacionais, mas também garantir a eficiência e a qualidade das obras.

Além das 100 mil unidades habitacionais, o governo prepara duas seleções: uma para contenção de encostas e prevenção de deslizamentos, e outra, em parceria com os estados, para abastecimento de água em áreas rurais e regiões afetadas pela seca.

O anúncio da nova seleção do “Minha Casa, Minha Vida” é mais um passo do governo federal no combate ao déficit habitacional e na busca pela melhoria da infraestrutura das cidades brasileiras.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe nas Redes Sociais: