O e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral lançado em 2017, já foi baixado mais de 75 milhões de vezes e possui mais de 46 milhões de contas cadastradas. Com o intuito de facilitar o processo de votação, o app permite que os eleitores apresentem a versão digital do título de eleitor ou um documento oficial com foto na seção eleitoral nas Eleições Municipais de 2024.
Para que a identificação seja feita apenas pelo aplicativo, é imprescindível que o perfil do usuário contenha uma foto, requisito que só é atendido se o cadastramento biométrico foi realizado previamente. Para aqueles que ainda não o fizeram, é possível votar apresentando outros documentos oficiais, como a carteira de identidade (RG), identidade social (para pessoas trans e travestis), passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Atualização necessária
Embora existam mais de 46 milhões de contas no e-Título, a Justiça Eleitoral identificou que cerca de metade dos usuários cadastrados precisam atualizar o aplicativo devido a uma modernização do sistema. Para reativar as contas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda a atualização, que pode ser realizada facilmente através das lojas virtuais Google Play e Apple Store.
Após a atualização, os usuários devem informar seus dados pessoais e realizar a conferência biométrica, caso tenham esses dados coletados. Com isso, o aplicativo estará ativado e com a versão mais recente disponível. A última atualização trouxe melhorias na identificação biométrica e na consulta ao local de votação, além de aprimorar o desempenho geral do aplicativo.
Funcionalidades do e-Título
O e-Título não só oferece a versão digital do título de eleitor, mas também proporciona acesso rápido a informações essenciais dos eleitores. Entre suas diversas funcionalidades, é possível consultar o local de votação, emitir certidões (para quem possui biometria cadastrada), justificar ausências, acessar guias de pagamento de multas e autenticar documentos emitidos pela Justiça Eleitoral, tudo sem a necessidade de ir a um cartório eleitoral.
Recomendações para eleitores
A Justiça Eleitoral aconselha que eleitores baixem ou atualizem o e-Título com antecedência, evitando filas virtuais nos dias que antecedem a votação, marcada para 6 de outubro. A grande quantidade de acessos simultâneos pode comprometer a qualidade da conexão. Além disso, o acesso antecipado permite que os eleitores preencham os dados com calma, uma vez que a versão virtual do título não poderá ser emitida no dia da eleição.
Fonte: TJE