A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou a transição para o novo esquema vacinal contra a poliomielite, substituindo as doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), popularmente conhecida como “gotinha”, por uma dose injetável de vacina inativada poliomielite (VIP). A mudança segue as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde e começa a valer a partir de 28 de setembro.
Segundo o informe técnico do PNI, o objetivo é fortalecer a erradicação da poliomielite no Brasil. O prazo final para a implementação da nova estratégia em todo o país é 4 de novembro. O novo calendário vacinal incluirá a VIP nas seguintes etapas: 1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses, 3ª dose aos 6 meses e uma dose de reforço aos 15 meses de idade. A dose de reforço aos 4 anos será extinta, pois o esquema com quatro doses garante a imunização completa.
Nos últimos anos, a cobertura vacinal de poliomielite no Paraná tem mostrado avanço, com 91,80% em 2023, segundo o Painel de Cobertura Vacinal do Ministério da Saúde. A poliomielite é uma doença grave que pode causar paralisia irreversível. O Brasil não registra casos desde 1989 e é certificado como área livre do poliovírus desde 1994.